Conversando Fotografia recebe Agência Snapic

(Foto: Snapic)

A décima sexta edição do projeto Conversando Fotografia recebe a agência de imagens Snapic. O debate será realizado na quinta-feira, dia 17 de maio de 2012, no auditório do SESC Centro, às 19h. Os meninos serão convidados a dialogar com o público sobre a sua trajetória na fotografia, a relação com a música, a recém-publicada edição do livro Música Pra Ver e a exposição que ainda está em cartaz na Sociedade Semear.

A trajetória da Snapic é curta, mas os Victor Balde e Arthur Soares vêm desenvolvendo projetos importantes nos últimos anos. Eles começaram desenvolvendo trabalhos fotográficos em shows, individualmente, desde 2007 e 2005, respectivamente. Devido à amizade existente entre os mesmos, surgiu a ideia de unir os trabalhos fotográficos no segundo semestre de 2008 e a partir disso passar a ter uma maior e melhor cobertura dos eventos que aparecessem, como meio de contribuir para a evolução da cena local.

Em Outubro de 2008, o projeto sai da teoria e vai para a prática com a criação da SNAPIC, palavra formada através da junção dos termos SNAPshot (inicialmente relacionado às fotos instantâneas provenientes de Polaroids, atualmente possui um conjunto maior de abrangência, podendo se referir a fotos digitais de modo geral) + PICture (imagem). Essa primeira cobertura conjunta foi feita durante um evento realizado no Espaço Emes (Aracaju-SE), no festival chamado Dueto Cultural que contou com a presença de Arnaldo Antunes, Capitão Parafina e Maria Scombona.

O resultado atingido foi melhor do que o esperado e logo surgiram bons comentários relacionados à qualidade das fotografias produzidas. Atualmente, o Flickr da Snapic já possui mais de 2.200 fotografias publicadas. Além disso, a dupla tem fotos publicadas no jornal “O Globo”, “A Tarde”, na revista “Rolling Stone”, e nos periódicos sergipanos “Cinform”, “Jornal da Cidade”, “Jornal do Dia” e “Correio de Sergipe”.

Este ano, a Snapic lançou o livro Música Pra Ver, que foi lançado na Sociedade Semear no último dia 17 de abril junto com uma exposição do mesmo nome, que estará em cartaz até o dia 18 de maio. A ideia da dupla agora é investir na divulgação do livro e preparar novas publicações para o futuro. Uma entrevista especial sobre este e outros projetos foi feita pelo Trotamundos Coletivo e publicada em http://trotamundoscoletivo.wordpress.com/2012/04/16/entrevista-com-a-snapic/

Sobre o Conversando Fotografia

O Conversando Fotografia é um projeto produzido e realizado pelo Trotamundos Coletivo com apoio do Sesc, Quanta Música, Hotel Parque das Águas, e do restaurante Dona Divina. É um evento que pretende agregar, ao lado dos profissionais da área, estudantes, pesquisadores, produtores, educadores, instituições de fomento, curadores, editores, colecionadores, organizações ligadas à área de preservação, bem como interessados em outras áreas com a qual a fotografia se relacione direta ou indiretamente, como música, literatura, história, dança, museologia, entre outras.

Entre as atividades que vêm sendo realizadas desde agosto de 2010, o projeto mapeou o trabalho realizado por fotógrafos, pesquisadores e artistas de Sergipe e iniciou um diálogo com profissionais de estados que possuem boas articulações com a produção sergipana, a exemplo de Pernambuco e Bahia. O intuito do projeto agora é ampliar este intercâmbio com profissionais de outros estados para trazer novas perspectivas de percepção da fotografia em mais um ano de discussão continuada.

A importância desse diálogo vem da necessidade de incentivar um diálogo mais crítico das pessoas com o universo da fotografia, uma vez que ela é um dos principais códigos de comunicação e expressão da sociedade contemporânea. Entre os temas que foram discutidos estão: projetos coletivos, fotojornalismo, história da fotografia, pesquisas contemporâneas, financiamento colaborativo (crowdfunding), memória e preservação, caminhos de divulgação da produção de imagens e a relação entre fotografia, discurso e pesquisa. Os resultados das conversas estão no twitter do Trotamundos Coletivo – www.twitter.com/trotamundosbr – e no blog  – http://trotamundoscoletivo.wordpress.com.

Fonte: Assessoria de imprensa

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais