Cordelista João Pereira é o mais novo Cidadão Sergipano

Alese entrega Título de Cidadão Sergipano ao cordelista João Pereira de Lima (Foto: César de Oliveira)

Na tarde dessa segunda-feira (27) a Assembleia Legislativa de Sergipe realizou a Sessão Especial de entrega do Título de Cidadão Sergipano, ao cordelista alagoano João Pereira de Lima. A solenidade ocorreu por conta de um requerimento da deputada Ana Lúcia (PT).

Em seu discurso, a autora do requerimento contou um pouco mais da história do cordelista e ressaltou sua importância para toda a sociedade.  “A Assembleia Legislativa reconhece sua atuação no campo da cultura popular e suas contribuições para Sergipe. Por isso, nesta tarde, o Senhor receber a homenagem desta casa: o Título de Cidadania Sergipana”, afirmou.

Durante a solenidade, o João de Lima recitou poemas e agradeceu a homenagem da casa, falando de sua infância humilde e das oportunidades que tem nos dias de hoje, como, por exemplo, a de receber esse reconhecimento da casa legislativa. “Obrigada, eu prometo, em nome de Deus, que vou honrar esse título”, disse, emocionado.

Compondo a mesa estiveram: o secretário de cultura Elber Batalha, representante do governo de Sergipe; o deputado estadual Antônio dos Santos (PSC), como primeiro secretário; o deputado estadual Garibalde Mendonça (PMDB), presidindo a solenidade, o desembargador aposentado Artêmio Barreto e Rivas D’ávila, advogado e representante da OAB/SE.

Sobre o cordelista, João de Lima

Nascido em Anadia/Alagoas e de infância pobre, o poeta teve seu primeiro par de sapato somente aos 16 anos e foi nessa mesma idade que João Pereira fugiu do sítio dos seus pais para subir em um pau-de-arara rumo ao interior de São Paulo. Lá ele trabalhou em campos de algodão, amendoim e cafezais, só retorna para sua terra aos 20 anos e vira mestre na arte de fazer versos e rimas com sua viola.

João começou a fazer sucesso em Alagoas e, ainda nos anos 1970, marcou sua presença em programas de TV de repercussão nacional. No Rio de Janeiro/RJ foi para o trono do Show de Calouros de Cassino do Chacrinha. Fez várias gravações para o Projeto Minerva, com narração de Sérgio Chapelin, participou dos programas O Povo, no SBT e Sem Censura, na TV Educativa. Chegou às ondas das rádios Nacional, MEC, Globo, Tupi, Mauá e outras. Subiu também ao palco do Sílvio Santos e à poltrona do Jô Soares.

Seus repentes e poesias também foram ouvidos por gente importante, como a atriz Sandra Brea, os ex-presidentes João Figueiredo e José Sarney, o jornalista Roberto Marinho, dentre outras personalidades das Artes e da política brasileira. Tudo devidamente documentado em fotos e reportagens em diversos jornais do país, em uma pasta que João levava debaixo do braço pra todo lado.

Fonte: Alese

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais