Cortejo Afro em homenagem a Santa Bárbara ocorre dia 4

O Cortejo de Santa Bárbara fortalece a luta contra a intolerância religiosa (Foto: Divulgação A. L.O)

A imensidão vermelha e branca tomará os mercados centrais e o Corpo de Bombeiros de Aracaju através de louvores em homenagem a Santa Bárbara. A linda Festa para Santa Bárbara está presente no Calendário Oficial Cultural do Estado por meio da lei 8.146, da autoria da deputada estadual Ana Lúcia. A Santa é consagrada pelos sergipanos por proteger o comércio dos feirantes e aos bombeiros. Ainda, faz menção a Iansã- orixá conhecida no Candomblé, através do sincretismo religioso.

O evento que é realizado pela Associação Luz do Oriente (A. L.O) completa onze anos de história. Desse modo, no dia 4 de dezembro (terça-feira), às 9h, os sergipanos participam do Cortejo de Santa Bárbara.

O Cortejo de Santa Bárbara sairá da Associação Luz do Oriente (A.L.O.), realizadora da cerimônia, no Bairro Industrial, em direção ao Corpo de Bombeiros Militar (CBM) de Sergipe. “A prévia do evento aconteceu no dia (13/11), com desfile de turbantes afros e apresentação artística – capoeira, dança, teatro e música, denominada : “ Noite das Chamas do Axé” , a qual aconteceu no Centro Cultural de Aracaju, informa a assessoria de imprensa da A.L.O.

Conforme revela a Associação, “o evento é realizado em parceria com o Ilê Yátassytaoo Ifá Enibalé, tendo dessa forma, admiradores do evento de diversos seguimentos religiosos, pois na verdade o que importa é participar da festa e fazer valer a nossa cultura negra”, explica.

“O Estado de Sergipe possui uma parcela significante de pessoas negras na população. E que, infelizmente não se identificam com sua raiz, no sentido de se reconhecerem como negros e serem parte dessa resistência. Por isso , um dos objetivos do Cortejo é fortalecer essa luta diária contra a intolerância seja ela qual for a sua origem. Dessa forma, fomenta as futuras gerações subsídio para continuar lutando pelos nossos direitos e ainda viabiliza o desenvolvimento cultural e turístico no nosso Estado.

Percurso do cortejo

A concentração acontece na sede da Associação Luz do Oriente (Rua Marcelino Procópio da Silva, 306- Bairro Industrial- Próximo ao Parque da Cidade), com parada no Mercado Central de Aracaju (passagem pela passarela das flores), em direção ao Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (Rua Siriri, 762- Centro).

Fonte: ascom A.L.O

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais