Cortejo da Baiana atrai forrozeiros em Capela

Cortejo da Baiana: atração de Capela neste sábado (Fotos: Secom/Capela)

Milhares de pessoas acompanham o Corteja da Baiana, evento realizado na tarde deste sábado, 1º, na cidade de Capela, que funciona como uma manifestação prévia, preparativa para a Festa do Mastro, que será realizada neste domingo, 2.

O Folguedo da Baiana percorre as ruas da cidade, arrecadando prêmios e bebidas que serão somados aos brindes recolhidos na Sarandaia, que aconteceu na madrugada de 01 de junho e abriu oficialmente o período de festejos juninos do município. As prendas, recebidas nos dois folguedos, serão penduradas no Mastro, que será cortado neste domingo, 02 de julho. No percurso, os forrozeiros são animados por zabumba, pífano, fogos de artifício e salvas de bacamartes.

A prefeita de Capela, Silvany Sukita, acompanhou o cortejo, ressaltando a importância do evento e o empenho da gestão para garantir a tradição da festa. "A administração priorizou os detalhes tradicionais da Festa do Mastro e dos folguedos que precedem a realização. Este ano, estamos resgatando e valorizando a cultura do povo capelense e fortalecendo esta linda tradição", comentou.

Tradição

Multidão acompanha o cortejo

No ano de 2017, a baiana volta a ser Joelisson Santos de Abreu, que desfilou no período de 2006 a 2012. Ele contou sobre os preparativos e revelou sua emoção. "Meu primeiro desfile foi em 2006. Assumir novamente o posto de baiana, uma das tradições do município, é muito emocionante. Estamos nos últimos detalhes da roupa e dos assessórios. O coração acelera nestes dias. No sábado a expectativa é grande, não vejo a hora de sair o cortejo e passar pelas casas dançando e espalhando alegria, arrecadando os prêmios para a grande Festa do Mastro", declarou.

A Baiana surgiu em 1940, na véspera da Festa do Mastro, de uma brincadeira entre a família Melo e amigos, com a finalidade de arrecadar prêmios e bebidas para serem colocados no mastro. Em Sergipe, o folguedo só ocorre na cidade de Capela e é composto por um homem negro trajado de baiana [vestido de cor branca longo e rodado, portando cesto na cabeça e acessórios na orelha e no pescoço]. Na época, o primeiro homem a assumir o posto foi Zé Cotinha, grande amigo da família Melo.

Com informações da Secretaria Municipal de Comunicação de Capela

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais