Cortejo de Santa Bárbara acontece no bairro Industrial na quarta

Cortejo ocorre dia 4 (Foto: divulgação)

Na próxima quarta-feira, dia 4 de dezembro, às 9h, acontece a celebração do Cortejo de Santa Bárbara. O evento é marcado pela devoção de seus fiéis que vestem as cores vermelha e branca e percorrem os mercados centrais e o Corpo de Bombeiros de Aracaju através de louvores à Santa Bárbara.

A concentração acontece na sede da Associação Luz do Oriente (Rua Marcelino Procópio da Silva, 306- Bairro Industrial- Próximo ao Parque da Cidade), com parada no Mercado Central de Aracaju (passagem pela passarela das flores), em direção ao Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (Rua Siriri, 762- Centro).

O evento é realizado pela Associação Luz do Oriente ( A. L.O) em parceria com o Ilê Yátassytaoo Ifá Enibalé. Nesse sentido, o cortejo abrange seguidores de todas as religiões e retrata o sincretismo religioso que há entre Santa Bárbara (santa aclamada pelos católicos e Iansã (orixá presente nas religiões de matriz africana).

Tendo em vista, que a festa se encontra no Calendário Oficial Cultural do Estado por meio da lei 8.146, a celebração favorece no desenvolvimento turístico do Estado e ressalta a nosso lugar de pertencimento diante da afro identidade.

“É muito lindo de se ver o amor e afeto que os fiéis têm pelo evento. Eles desde de cedo, já ficam de prontidão aguardando o Cortejo passar por suas bancas para pedir graças para seu comércio e a receptividade do Corpo de Bombeiros nem se fala é maravilhosa – recorda a Presidente da Associação Rita de Cássia ( Mãe Tassytaoo).

Fonte: Divulgação do evento

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais