Cortejo vai celebrar o Dia da Sergipanidade na quinta-feira

Cortejo ocorre dia 24(Foto: Funcap/SE)

A data de 24 de outubro é consagrada ao Dia da Sergipanidade e a comemoração será feita este ano de maneira especial, já que a menos de um ano para celebrar os 200 anos da emancipação política de Sergipe.

O Dia da Sergipanidade será celebrado às 15h com um Cortejo saindo da Praça General Valadão (centro da cidade) em direção à Praça Fausto Cardoso, com a participação das Bandas Filarmônicas, de Grupos Folclóricos e o Desfile de Bandeiras dos 75 municípios de Sergipe, com a participação de estudantes da rede pública estadual. A população será convidada para participar dessa caminhada.

Na Praça Fausto Cardoso – onde se concentrará a celebração – às 15h45 acontecerá o encontro das bandas filarmônicas que executarão os Hinos do Brasil e de Sergipe. Será também nesse local onde o governador do Estado, Belivaldo Chagas e a presidente da Funcap, Conceição Vieira, farão pronunciamentos alusivos à data.

A celebração pelo Dia da Sergipanidade ainda terá as participações de grupos folclóricos do interior do estado, da Orquestra Jovem de Sergipe, do cantor Joba e o seu show Canção da Cidade Mãe e da dupla Chiko Queiroga e Antônio Rogério

História

Historicamente, foi em 8 de julho do ano de 1820, a data da Carta Régia que deu independência ao território de Sergipe, até então vinculado à Bahia, mas só no dia 24 de outubro que o documento chegou por aqui. Essa data foi portanto tão marcante que foi instituída como o Dia da Sergipanidade

A sergipanidade celebra a independência territorial de Sergipe, bem como enaltece a identidade do povo sergipano, destacando o seu folclore, a sua música, a sua literatura, seu patrimônio arquitetônico, suas cantigas de roda, suas crenças, sua gastronomia, sua gente, mitos, história e demais manifestações culturais que valorizam esse caráter de pertencimento.

Para celebrar essa data tão importante, o Governo do Estado de Sergipe, a Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap) e a Comissão Preparatória dos Festejos do Bicentenário da Emancipação Política de Sergipe elaboraram uma programação especial de comemoração.

Fonte: Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe (Funcap/SE)

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais