Segundo Eloísa, um outro ponto que deverá ser debatido é o aumento do orçamento da Cultura. “A proposta é que o recurso para a Cultura passe a ser de 2% do orçamento geral”, Valorização da cultura De acordo com Tarciana Portela, representante do Ministério da Cultura no Nordeste, que também participa do Fórum em Aracaju, de fato a produção circula mais no eixo Rio-São Paulo. “No Nordeste existe uma produção enorme e para os produtores de cultura a questão da circulação é um grande desafio”, destaca.
Incentivos e ações para fortalecer a política cultural do Nordeste. Estes são alguns temas que estarão em pauta no Fórum dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura do Nordeste, que acontece em Aracaju nesta quinta-feira, 12, e sexta-feira, 13. Para a secretária de Cultura de Sergipe, Eloísa Galdino, este é o momento para os gestores se articularam para “formular propostas que beneficiem a região de maneira mais unificada”. As propostas elaboradas no encontro serão apresentadas na Conferência Nacional de Cultura que acontece em dezembro.
declara. Ela conta que irá propor a visita dos secretários aos parlamentares que compõem a comissão mista do orçamento, que participam de uma reunião no Starfish Resort. Eloísa conta que serão formuladas propostas que beneficiem a região
O secretário de Cultura do Rio Grande do Norte, Crispiniano Neto, destaca a importância do evento. “A cultura do Nordeste tem uma base cultural muito parecida. Temos diversos pontos em comum que precisam ser afinados”, afirma. Um dos grandes desafios segundo ele é fazer com que os artistas do Nordeste sejam reconhecidos. “Para isso eles precisam ir para o sudeste.
A mão de obra é muito grande”, afirma. Crispiniano destaca importância da circulação da produção do Nordeste
Por Carla Sousa
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B