Cultura: secretários e dirigentes se reúnem em Brasília

Encontro aconteceu nesta segunda-feira, 28 

Nesta segunda-feira, 28, secretários e dirigentes estaduais de cultura de todo o país estão reunidos em Brasília para discutir os rumos da cultura do país. Sergipe está presente representado pelo superintendente executivo da Secretaria de Estado da Cultura, Irineu Fontes.  O encontro ocorreu na Biblioteca Nacional de Brasília, localizada na Esplanada dos Ministérios.

De acordo com Irineu o encontro estará escrevendo uma página na história da gestão pública da Cultura do país, com as maiores autoridades do Brasil representando todas as regiões, Estados e Municípios. “Juntos apresentamos o documento “Quero Cultura”, oriundo de manifestos, do Fórum de Secretários de Estado da Cultura, do Fórum de Secretários e Gestores de Cultura das Capitais e Municípios Associados e do Fórum de Servidores da Cultura, a favor do desenvolvimento cultural brasileiro”, afirma. Pela primeira vez os Fóruns se encontram e juntos farão a leitura do documento para o atual Ministro da Cultura, Sergio de Sá Leitão.

Segundo o gestor da Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac) e atual presidente do Fórum Nacional de Secretários de Cultura das Capitais e Municípios Associados, Vinicius Palmeira, os integrantes vão ainda discutir o atual cenário das políticas públicas voltadas à cultura no Brasil. “Os fóruns dos gestores de cultura das capitais e dos estados se reúnem pela primeira vez e lá iremos apresentar esse documento com temas comuns que aborda, por exemplo, o contingenciamento financeiro aplicado na área da cultura”, disse.

Carta ao Ministro

A carta que será entregue ao ministro foi escrita em junho, diante da renúncia do ministro interino do MinC e da grave situação em que Ministério se encontrava. Nela, os secretários apontam cinco questões, que tratam do processo de mudança no Governo Federal, onde o Ministério da Cultura não se recuperou em sua integridade. O documento fala ainda sobre a manutenção do MinC na estrutura do Governo, que ocorreu em função da mobilização e pressão dos campos artísticos e culturais junto com à sociedade brasileira, mais do que uma determinação política e estratégica do Governo.

Outro ponto de destaque são as pautas entregues ao então ministro Roberto Freire em março de 2017, cobrando cumprimentos contratuais dos objetos firmados em torno dos convênios entre o MinC e as secretarias estaduais de cultura, como o Programa Cultura Viva/Pontos de Cultura, edital Economia Criativa, edital do Sistema Nacional de Cultura, Emendas Parlamentares, PAC das Cidades Históricas, Arranjos regionais da ANCINE, Mapas da Cultura e SNIIC.

A carta fala ainda da morosidade em aprovação e repasse de recursos por parte do Ministério ao longo dos últimos meses, e mostra a indignação do Fórum com essa situação, pedindo ao Governo Federal que defenda a integralidade do Ministério da Cultura, contrapondo-se ao risco do Ministério se tornar mera moeda de troca.

Fonte e foto:Secretaria de Estado da Cultura 

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais