Curta-SE abre inscrições para oficinas de Cultura Digital

0

Serão ofertadas 20 vagas para as oficinas (Foto: Ascom Curta-SE)

Dando continuidade a oficina de Cultura Digital/Web TV, o Festival Iberoamericano de Cinema de Sergipe (Curta-SE) abre inscrições para a oficina de Cultura Digital II/ Web TV e Web Radio. Desta vez, as oficinas acontecem durante o festival, entre os dias 12 e 17 de setembro, das 14h às 17h. As inscrições devem ser feitas de 05 a 07 de setembro pelo formulário disponibilizado abaixo. O resultado será divulgado na próxima quinta-feira, 8.

Foram ofertadas 20 vagas divididas em duas turmas. Os oficineiros serão Ricardo Ruiz, Ricardo Brasileiro, que desenvolverão a parte de Web TV e Sérgio Melo, responsável pela oficina de Web Radio. As oficinas têm como objetivo capacitar os participantes e produzir conteúdo para o festival. A proposta é mostrar que existem várias formas e possibilidades de se trabalhar com o audiovisual. “A idéia é unir arte e tecnologia e com essa união fomentar um pensamento mais crítico nos participantes”, disse Ruiz.

Sérgio Melo conta que a proposta das oficinas se alinha com o festival quando incentiva o uso de softwares livres e proporciona uma cobertura alternativa do evento onde “todos são capazes de produzir conhecimento, informação, cinema e arte”. Ele reflete sobre a necessidade de se quebrar antigos paradigmas. “Essas oficinas são de extrema importância para desconstruir a idéia de que só especialistas produzem, com o advento da internet temos infinitas possibilidades, vários suportes de transmissão, de armazenamento. Durante as oficinas vamos apresentar esses adventos, a idéia é aprender produzindo”.

Segundo Ricardo Ruiz, que já participou de diversas edições do Curta-SE, durante a abertura do festival irá acontecer uma intervenção preparada pelos alunos das oficinas. “Vamos construir um hardware que vai transmitir em tempo real e em Stop Motion, o que está acontecendo ao redor da abertura do evento. Duas câmeras captarão imagens, uma fixa na entrada do teatro e outra móvel na cabeça de um ator, que estará perambulando no meio das pessoas”.

Curta-SE 11
A 11ª edição do Curta-SE acontecerá de 12 a 17 de setembro. Além das mostras competitivas, o Curta-SE traz também as mostras informativas, exibidas em espaços alternativos e em cidades do interior sergipano. O festival promove seminários, oficinas e workshops gratuitos e abertos ao público e conta com exibições no Teatro Tobias Barreto, Cinemark, Sesc Centro, Universidade Tiradentes e nos campi da Universidade Federal de Sergipe.

O Curta-SE, incentivado pela Lei de Incentivo à Cultura, tem patrocínio da Petrobras, co-patrocínio do Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Comunicação Social, apoio cultural do Cinemark, Banco do Nordeste e Fundação Aperipê, apoio do Pontão Avenida Brasil, Ponto de Cultura Figuras em Trânsito, Banese Card, Shopping Jardins, Mega Collor, CiaRio, Estúdios Mega, Cinerama Brasilis, Nova Digital, Porta Curtas, Canal Brasil, Revista Preview, Revista Raça Brasil, Revista Brasileiros, Sesc Sergipe, Unit, UFS, Secretaria de Estado da Cultura, Prefeituras de Estância, Laranjeiras e São Cristóvão, Fórum dos Festivais, Congresso Brasileiro de Cinema, Conselho Nacional de Cineclubes, ABD/SE, Segrase, Infonet, Superlux, Ativa Impressão Digital, Swapi, Sebrae e Faculdade Serigy, com realização da Casa Curta-SE e Ministério da Cultura/Governo Federal.

Fonte: Ascom Curta-SE

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais