Curta-SE bate recorde de inscritos pelo segundo ano

Legenda

Pelo segundo ano consecutivo, o Festival Iberoamericano de Cinema de Sergipe (Curta-SE) teve recorde de inscritos. A 12ª edição do festival chegou a 619 inscrições, 14 a mais do que no ano anterior. Os vídeos estão divididos em seis categorias: 35mm, vídeo iberoamericano, vídeo de bolso (celular), vídeos sergipanos e videoclipe, além de longa-metragem a partir de 70 minutos.

Até 2010, o número de inscrições girava em torno de 450. Nos dois anos seguintes, a quantidade de inscritos superou os 600. “A produção de conteúdos é crescente em todo país. Isso se deve ao barateamento do custo de produção, dos equipamentos, da multiplicação de realizadores querendo fazer seu filme e da divulgação do Curta-SE entre realizadores e instituições do audiovisual no país”, opinou a diretora executiva do festival, Rosângela Rocha.

O estado de São Paulo, que já chegou a enviar quase 50% dos inscritos, este ano enviou 166 inscrições, o equivalente a 26%. “Acreditamos que isso se deve a novas frentes de incentivo de estados que promovem o audiovisual com seus incentivos fiscais e prêmios”, frisou Rosângela.

Outra surpresa foi que realizadores sergipanos se inscreveram em diversas categorias, como videoclipe, vídeo iberoamericano a longa-metragem. “Essa democratização da participação é louvável. Cada vez mais os sergipanos estão se qualificando a participar com diversidade de gêneros e formatos em diversas categorias. Foi o que constatamos este ano com a pulverização de inscrições em diversas categorias”, relatou a coordenadora de Mostras, Luana Vieira.

O festival também recebeu inscrições de vários países, como Espanha (44), Portugal (7), Argentina (6) e Estados Unidos (2). Depois de São Paulo, Rio de Janeiro (120) e Espírito Santo (65) foram os estados que mais mandaram representantes. Sergipe atingiu 33 inscritos. Já a categoria videoclipe, incorporada ao festival este ano, também recebeu 33 inscrições.

Festival

Serão selecionados 20 vídeos iberoamericanos, dez vídeos sergipanos, dez vídeos de bolso, cinco longas, dez em 35mm e dez videoclipes. A lista de selecionados deve ser divulga na segunda semana de julho. Os vídeos de cada categoria passarão pela análise de três jurados.

Além das mostras competitivas, o Curta-SE traz também as mostras informativas, exibidas em espaços alternativos e em cidades do interior sergipano. O festival promove também seminários,oficinas e workshops gratuitos abertos ao público.  A 12ª edição do Curta-SE acontecerá de 17 a 22 de setembro.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais