Curta-SE inicia nesta segunda-feira

0

O Festival Iberoamericano de Cinema de Sergipe (Curta-SE) começa nesta segunda-feira, 12.  Para a abertura, o festival trouxe pela primeira vez a Sergipe o filme ‘O Senhor do Labirinto’. A solenidade acontece às 19h no Teatro Tobias Barreto.

A solenidade contará com a entrega de troféus aos homenageados da cultura digital e com a exibição do longa ‘O Senhor do Labirinto’. O filme, que foi gravado quase todo em Sergipe, conta a história de Arthur Bispo do Rosário – um sergipano de Japaratuba que ficou mundialmente conhecido por sua arte.

A noite de estréia do Curta-Se 11 termina com a apresentação internacional de Jessie Evans. A cantora, muito conhecida no cenário underground, nasceu na Califórnia, mas escolheu  a cidade alemã Berlim para viver. Seu show, definido como um ‘cabaret style’, está no topo da lista de ‘must see’ de diversas personalidades do mundo da música. Jessie Evan comanda o selo Fantomette Records, pelo qual lançou seu primeiro álbum solo ‘Is it fire?’. Desde então rodou o mundo em turnê, inclusive com as bandas The Gossip e Iggy and the Stooges.

Edição 2011

Este ano, o evento terá um dia a mais que nas edições anteriores, com exibições no período da manhã, tarde e noite. Com tema  ‘Territórios’, o festival irá proporcionará o acesso a produções cinematográficas nas cidades de Aracaju, São Cristóvão, Laranjeiras, Estância.

O Curta-se se divide em mostras competitivas com ganhadores votados pelo júri popular e pelo oficial, como também em mostra informativas exibidas em cidades do interior e em espaços alternativos. Como o próprio nome já retrata, a

Filme 'O Senhor do Labirinto' será exibido na abertura do festival

mostra informativa tem como objetivo levar conhecimento, cultura e diversão aos espectadores.

Na mostra competitiva as exibições acontecem no Cinemark Jardins (Curtas 35mm Iberoamericanos, Longas, Vídeos Sergipanos ), Sesc Centro (Vídeo de bolso, Vídeos Iberoamericanos), Unit Farolândia (Vídeo Iberoamericano). A mostra teve 605 inscritos nas cinco categorias, 40% a mais do que no ano anterior. Desse total de inscritos foram selecionados para a mostra competitivas 10 vídeos de bolso, 20 vídeos (DVD, internet, CDrom), 20 curtas 35mm, 10 vídeos sergipanos e cinco longas-metragens.

Educação e Inclusão

A programação possui também o ‘Festivalzinho’ que acontece dia 14 de setembro a partir das 9h no Sesc Centro. A exibição conta com cinco filmes infantis com temáticas educativas para divertir o público presente e as crianças da Creche Maternal Amélia Leite que foi convidada para participar dessa festa. A instituição atende cerca de 100 crianças com idades entre 5 a 9 anos.

O Curta-Se 11 possui também um trabalho de inserção de pessoas com deficiência no ambiente cinematográfico. O ‘Cinema Inclusivo’ acontece no mesmo dia e local do ‘Festivalzinho’, às 10h. Essa mostra é voltada para pessoas com deficiência auditiva com exibição de cinco filmes de animação com legendas descritivas.

Interior

O Curta-Se 11 também leva cultura e conhecimento à população do interior do estado com mostras informativas gratuitas. A cidade de Laranjeiras recebe o festival no dia 14 de setembro com as mostras informativas no Auditório Zizinha Guimarães.

Já em São Cristóvão, o evento chega no dia 15 de setembro com exibições na Praça Matriz e no auditório de Geografia da universidade Federal de Sergipe (UFS), além do Cortejo de Cultura Popular. No dia 16 de setembro é a vez do município de Estância de ser contemplado com as mostras informativas no Auditório Gonçalo Prado.

Apoio

O Curta-SE acontece no período de 12 a 17 de setembro com mostras nas cidades de Aracaju, São Cristóvão, Laranjeiras, Estância. O Curta-SE conta com exibições no Teatro Tobias Barreto, Cinemark, Sesc Centro, Universidade Tiradentes e nos campi da Universidade Federal de Sergipe.

O festival, incentivado pela Lei de Incentivo à Cultura, tem patrocínio da Petrobras, co-patrocínio do Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Comunicação Social, apoio cultural do Cinemark, Fundação Aperipê e Banco do Nordeste, apoio do Banese Card, Mega Collor, Pontão Avenida Brasil, Cinerama Brasilis, Nova Digital, Unit, Sesc Sergipe, UFS,  Secretaria de Estado da Cultura, Porta Curtas, Canal Brasil,  CiaRio, Fórum dos Festivais, Shopping Jardins, e realização da Casa Curta-SE e Ministério da Cultura/Governo Federal.

Conheça a programação

Fonte:Ascom Curta-SE

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais