Curta-SE supera crise e exibe mais de 100 filmes

O festival que começa hoje seguirá até dezembro (Foto: Divulgação)

Nesta segunda-feira, 12, tem inicio a 16ª edição do Festival Iberoamericano de Cinema de Sergipe (Curta-SE 16) que tem o tema “Lugar de Mulher é no Cinema”. Em entrevista ao Portal Infonet, a diretora executiva do festival, Rosângela Rocha falou sobre o momento de crise. “A crise atrapalhou e muito o festival, mas nós precisávamos realizar. Esse é o nosso legado, somos uma equipe grande de profissionais que estão se doando para fazer o melhor. Nas edições anteriores nós tínhamos uma abertura no teatro que envolvia atrações musicais nacionais e locais, mas este ano não podemos realizar”, observa.

Rosangela Rocha ressalta ainda que o festival trará a exibição de longas e curtas do Estado e de fora. “Este ano tivemos uma procura muito grande para exibição dos filmes, são mais de 100 filmes e justamente para contemplar a todos nós estendemos a amostra de filmes, que acontece de forma gratuita, até dezembro”, frisa.

No primeiro dia do festival, o público poderá conferir a exibição das Mostras Competitivas, através do site. Estarão disponíveis as produções “Água, me dá um balde aí”, de Eduardo Monção Jr., “Coffee Break”, de Ernesto Molinero, “Nosztalgia”, sob direção de Vanessa Malheiros e Wayner Tristão, Pequeños, de Román Reyes, e Pregobol, do diretor Helio Ronyvon.

Na terça-feira, 13, o Curta-SE terá sua abertura oficial no Cinema Vitória, na sala Avenida Brasil, a partir das 19h, com a exibição da Mostra Competitiva de Curtas Sergipanos. O acesso será livre, os interessados poderão acompanhar a apresentação de trabalhos como A cura, de Fred Massa, A vida que não cabe, de Baruc Carvalho Martins, Ninguém nunca ouve – Hadryedja Dias Montes e O Doce Exílio – A breve passagem de Jorge Amado por Estância/SE, de Sérgio Borges.

Na quarta-feira, 14, a partir das 14h, a sala Avenida Brasil, receberá mais uma agenda de programações, com a apresentação de Mostras Competitivas de Trailers, Web Séries e Videoclipes, com a realização de debates. Às 19h, terá início a Mostra Competitiva de Longas, que traz Xingu Cariri Caruaru Carioca, de Elizabeth Formaggini, O crime da cabra, com direção de Teresa Aguiar e Ariane Porto, e “Galeria F”, com direção de Emília Silveira, todas com ingresso disponível na bilheteria do cinema, que conta com a capacidade de 130 lugares.

Na quinta-feira, 15, às 14h, o Festival apresentará a Mostra Informativa de Curtas, com retirada de ingresso no local do evento. Às 15h terá início a Roda de Conversa – “Existe um Cinema Feminino?”, que contará com a presença de representantes dos respectivos longas. A partir das 17h, será exibida 1ª Mostra Informativa de Longas, de Barata Ribeiro, e em seguida, às 19h, a 1ª Mostra Competitiva de Curtas Iberoamericanos.

No penúltimo dia de exibições, 16 de setembro, os telespectadores poderão acompanhar a 2ª Mostra Informativa de Curtas, a partir das 15h, a 2ª Mostra Informativa de Longas, às 17h10, e a 2ª Mostra Competitiva de Curtas Iberoamericanos, às 19h. No sábado, 17, o festival encerrará suas competições a partir das 19h, com a Cerimônia de Premiação Curta-SE 16.

Por Kátia Susanna com informações da assessoria Casa Curta-SE

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais