
A Assembleia Legislativa de Sergipe, por meio da iniciativa da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos, concederá a Medalha de Direitos Humanos Dom José Vicente Távora às personalidades indicadas pela valorosa contribuição à sociedade sergipana. A solenidade será realizada na quarta-feira, 29 de outubro, às 11h, em Sessão Especial no plenário da Casa Legislativa.
Para a presidenta da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos, deputada estadual Linda Brasil (Psol), a oportunidade representa o reconhecimento às pessoas que lutam pela garantia da dignidade humana. “Essa é uma homenagem dedicada às pessoas que se destacam na luta pelos direitos humanos e pela justiça social”, reforçou.
Para receber a honraria, a parlamentar indicou a senhora Rosinaide de Sá, conhecida como Dona Zenaide, por sua luta enquanto catadora de mangaba e defensora das comunidades tradicionais em Sergipe. A homenageada é fundadora da Associação das Catadoras e dos Catadores de Mangaba Padre Luiz Lemper que, ao lado de seu filho Uilson de Sá (in memoriam), tem atuado contra a destruição das mangabeiras no bairro Santa Maria, em Aracaju.
Dona Zenaide
Nascida em Brejo Grande (SE), Rosinaide de Sá, ou Dona Zenaide, é uma liderança comunitária que, aos 67 anos, é reconhecida por sua trajetória marcada pela resistência, pela defesa do meio ambiente e pela luta pelos direitos das catadoras e dos catadores de mangaba em Sergipe. Matriarca, mulher de fé e guardiã das tradições locais, ela é símbolo de resiliência e compromisso com a preservação das mangabeiras e do modo de vida das famílias extrativistas da região.
Zenaide migrou em 1983 para a região onde hoje está localizado o bairro Santa Maria, em Aracaju, acompanhada de cinco de seus doze filhos. Iniciou sua trajetória na coleta da mangaba como forma de sustento familiar, transformando o trabalho em uma luta por dignidade e reconhecimento social.
Sua atuação foi fundamental para a conquista do Termo de Autorização de Uso Sustentável (TAUS), que garantiu segurança jurídica às famílias extrativistas, e para a criação da Reserva Extrativista das Mangabeiras Missionário Uilson de Sá, nome que homenageia seu filho e companheiro de luta.
Zenaide é fundadora e atual referência da Associação das Catadoras e dos Catadores de Mangaba Padre Luiz Lemper, entidade que organiza as famílias trabalhadoras do território e promove ações de sustentabilidade, formação e resistência.
Homenageados
A Medalha de Direitos Humanos Dom José Vicente Távora será concedida, ao todo, a dez personalidades, sob indicação dos parlamentares.
• Albano do Prado Pimentel Franco – indicado pelo deputado estadual Jeferson Andrade;
• Edson Ulisses de Melo – indicado pelo deputado estadual Luciano Bispo;
• Patrícia Cunha Paz dos Anjos – indicada pela deputada estadual Áurea Ribeiro;
• Evanilson Tavares de França – indicado pelo deputado estadual Chico do Correio;
• Lívia Nascimento Tinôco – indicada pelo deputado estadual Cristiano Cavalcante;
• Tânia Lúcia dos Santos Silva – indicada pelo deputado estadual Kaká Santos;
• Érica Lima Cavalcante Mitidieri – indicada pela deputada estadual Lidiane Lucena;
• Rosinaide de Sá – indicada pela deputada estadual Linda Brasil;
• Alexandre Soares Freire da Costa – indicado pelo deputado estadual Manuel Marcos;
• Jumara Pinheiro Porto – indicada pelo deputado estadual Marcos Oliveira;
• José Alves Filho – indicado pelo deputado estadual Pato Maravilha.
Fonte: Assessoria de comunicação
