Devotos de Iemanjá entregam oferendas no Rio Sergipe

Cortejo em homenagem à Iemanjá foi realizado na tarde deste sábado, 4 (Fotos: Verlane Estácio/Portal Infonet)

Iemanjá é considerada a Rainha do Mar

Mãe Rita é idealizadora do cortejo

O bairro Industrial recebeu na tarde deste sábado, 2, um cortejo em homenagem à Iemanjá.  Os adeptos do Candomblé celebraram a data dedica a rainha do Mar com cortejo e oferendas que foram entregues através de um barco que navegou pelas águas do rio Sergipe.

A celebração no bairro Industrial é realizada há cinco anos pela Associação Luz do Oriente. De acordo com uma das organizadoras, Mãe Rita, a orixá conhecida como Rainha do Mar é responsável pela criação do cardume de peixes. “Iemanjá também é considerada a mãe da maioria dos orixás e de todas as cabeças dos seres humanos. Também foi ela quem criou a individualidade da mulher”, explica Mãe Rita.

De acordo com Mãe Rita, aqueles que nasceram em dois de fevereiro, são agraciados com a proteção da orixá. “Quem nasceu nessa data não é obrigatoriamente filho dela. Mas, mesmo sendo filho de outro orixá, esta pessoa também recebe a proteção de Iemanjá”, destaca.

Após o cortejo, as baianas fizeram a lavagem do cais da Orlinha do Bairro Industrial. Houve ainda apresentação de Afoxé e a degustação de arroz doce e pratos feitos com peixes.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais