A música está na raiz de nossa cultura e de nossa vida”. Foi com essas palavras que Maria Olga de Andrade, diretora da Sociedade Filarmônica de Sergipe (Sofise), iniciou a cerimônia em comemoração ao Dia do Músico em Sergipe na última sexta-feira, 20. O evento trouxe para Aracaju a Banda Luiz Ferreira Gomes, de Rosário do Catete, tri campeã sergipana e brasileira de Bandas e Fanfarras. (Foto: Lúcio Telles)
Maria Olga disse sentir-se honrada em ver tantos músicos sergipanos reunidos em um só lugar para celebrar o Dia do Músico, comemorado nacionalmente em 22 de novembro. O pioneiro da música clássica em Sergipe e fundador da Sofise, Leozírio Guimarães, foi homenageado.
“A Sofise é uma entidade preocupada em manter viva a tradição da música clássica de Sergipe e hoje é um dia especial porque estamos celebrando os músicos, tendo a oportunidade de conferir o belo trabalho da tradicional banda de Rosário do Catete e homenageando o professor Leozírio Guimarães, que foi um brilhante maestro de bandas”, afirmou Olga.
O fundador da Sofise teve um papel determinante na vida de várias pessoas, a exemplo de Madressilva Almeida, que em sua juventude foi aluna do maestro e fez questão de prestigiar a homenagem ao seu antigo professor. “O maestro Leozírio foi um professor que Aracaju precisava ter, pois valorizava sua terra e tudo que vinha dela”, relatou.
A banda executou peças tipicamente sergipanas de mestres como José Machado, Emanuel dos Santos e do próprio Leozírio Guimarães. “Para nós, é uma satisfação imensa realizar este trabalho sob a regência do maestro Rivaldo Dantas e representar esses profissionais tão importantes para qualquer sociedade, que são os músicos”, ressaltou o patrono da banda de Rosário do Catete, Luiz Ferreira Gomes.
A banda Luiz Ferreira Gomes apresentou-se sob a regência de Rivaldo Dantas, maestro ícone da música clássica no estado e responsável pelo projeto ‘Pra ver a banda tocar’, da Secult, que realiza um trabalho com as bandas e fanfarras de todo o Sergipe. “A música é o maior objeto de consumo em todo o mundo. Seja no carro ou no supermercado, nós sempre estamos ouvindo música. Nada mais justo que marcar o 22 de novembro fazendo essa homenagem aos músicos e ao maestro Leozírio”, frisou o maestro Rivaldo Dantas.
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B