Dia Internacional da Animação acontece no Cinema Vitória

(Foto: Divulgação)

Em sua 11ª edição, o Dia Internacional da Animação (DIA) é celebrado no Brasil com uma sessão, simultânea e gratuita, de curtas-metragens de desenho animado nacionais e internacionais, serão exibições em mais de 230 cidades do país.  Em Aracaju, o Cinema Vitória, localizado na Rua do Turista, recebe o DIA no dia 28 de outubro, às 19h30. A realização do evento é da Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA). Este é o maior evento simultâneo do gênero no país, que tem como principal objetivo difundir o cinema de animação, atraindo novos públicos e proporcionando aos espectadores o acesso a essa arte cinematográfica, institucionalizando esta data, como referência histórica da animação mundial no calendário de eventos culturais do Brasil.

No Cinema Vitória, ganham destaque a Mostra Internacional e Nacional do DIA e a Sessão Ambiental, que será exibida anterior às mostras. "Começaremos as exibições às 19h30 com a sessão ambiental e, depois, terá início a exibição das mostras nacional e internacional", diz Deyse Rocha, diretora do Cinema Vitória.

Pelo segundo ano consecutivo, a Casa Curta-SE, através do Cine, recebe o DIA o que é motivo de alegria para a diretora. "Oportunizar a exibição de um evento fortalecido nacionalmente é importante para o nosso cenário audiovisual e ainda de forma gratuita", destaca Deyse.

DIA no Brasil

O evento foi idealizado pela Associação Internacional do Filme de Animação (ASIFA) e além do Brasil, acontece em mais de 30 países no mundo todo, como França, Portugal, Estônia, Romênia, Camarões, Rússia, Grécia, Egito, Bulgária, Estados Unidos, Canadá, Austrália, África do Sul e Coreia do Sul.

Neste ano foram inscritos 100 curtas-metragens de animação de vários estados brasileiros. Destes, dez foram selecionados para a Mostra Nacional e nove para a Mostra Infantil.  Outros dez curtas-metragens compõem a Mostra Internacional. Completando a lista de filmes nacionais e, com o objetivo de resgatar a história do cinema de animação brasileiro, a coordenação de júri selecionou o filme 'Frivolitá' (1930), de Luis Seel, que abrirá o programa brasileiro.

O objetivo do projeto é de proporcionar às diversas cidades brasileiras a exibição de filmes de animação, com entrada franca, criando debates e discussões despertando o interesse do público em fazer cinema de animação, revelar talentos e integrar as pessoas. O evento gera a integração cultural em todas as regiões do país, mobilizando diversas comunidades e facilitando a inclusão e o acesso da população à cultura.

O DIA traz um panorama da animação brasileira, apresentando não só curtas-metragens de diferentes locais do Brasil, como também produções que utilizam diferentes técnicas de animação, como massinha de modelar, desenho a mão, stop motion de objetos, computação gráfica 2D, animação direto na película e animação de areia.

O evento busca ainda alavancar a divulgação dos filmes nacionais para o mercado estrangeiro, através do intercâmbio com outros países. A programação local de cada cidade poderá ser conferida no site www.diadanimacao.com.br

A ABCA promove o Dia Internacional da Animação desde 2004 e a cada edição, o evento alcança mais cidades e espectadores. O Brasil é o país que faz o maior evento de celebração da animação no mundo. A produção local do evento só acontece devido ao esforço de muitos parceiros entusiastas da arte da animação espalhados por todo o território nacional.

Ascom Casa Curta-SE

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais