![]() |
A psicóloga Ana Paula e o esposo, o jornalista Jorge Eduardo (Foto: Marco Brozzo) |
Uma das mais autênticas demonstrações de afeto entre as pessoas ganhou data especial e neste domingo, 13, é comemorado o Dia Mundial do Beijo. Seja para esquentar a relação, para demonstrar carinho, gratidão, amor, paixão, a ideia é exercitar sempre esse ato de tocar os lábios em alguém ou em alguma coisa não só hoje, mas sempre que der vontade.
Para lembrar a data, o Portal Infonet conversou com algumas pessoas sobre a importância e as sensações do beijo, em um integrante da família, nos amigos, como forma de demonstrar carinho, gratidão, ou um beijo apaixonado, que faz as pernas tremer, o coração disparar.
Para muitos, não tem beijo melhor do que nos filhos. “Beijo é demonstração de carinho e dar beijo nessas ‘coisinhas’ tão fofinhas quanto às minhas filhas Beatriz e Rebeca, é quase inevitável. É uma delícia”, ressalta a jornalista Edjane Oliveira.
Adrenalina
![]() |
Bobô Cruz: "Arrepio no pé da coluna" (Foto: JAS) |
O vereador do município de Santo Amaro das Brotas, João Bôsco Cruz, também tem a sua definição: “Beijo bom é aquele que ao tocar os lábios e entrelaçar as línguas, o pé da coluna arrepia”, destaca Bobô, como é conhecido.
Para o jornalista Kaike Mateus Lamoso, “o beijo é o caminho mais próximo para se chegar à paixão e para mantê-la viva. Meu conselho: beijem sempre”, recomenda.
Segundo a psicóloga Ana Paula Duarte, “o beijo é imprescindível nas relações amorosas para demonstração de carinho. É o começo de tudo e o tempero da relação”.
Filematologia
Há quem acredite que não precisa de técnicas para beijar, mas estudos mostram que vai além do toque de lábios e a ciência que estuda esse gesto milenar e suas funções, ganhou o nome de Filematologia.
![]() |
Edjane Oliveira não se cansa de beijar as filhas (Fotos: Divulgação Facebook) |
De acordo com a ciência, uma pessoa pode gastar em um beijo apaixonado, mais de cinco calorias, a depender da intensidade, devendo movimentar 29 músculos, além de reduzir o nível de estresse e depressão.
Cientistas chegaram a conclusão de que ao beijar, os batimentos cardíacos disparam de 70 para 150 por minuto, sem contar com a troca de pelo menos 250 bactérias.
Tipos
São vários os tipos de beijos, desde românticos, apaixonados, afetuosos, roubados, molhados, imaginários. E neste Dia Mundial do Beijo, só resta escolher a melhor forma de se expressar, por paixão, carinho, educação, respeito, gratidão, amor, formalidade e afeto.
![]() |
Kaike Mateus: "Caminho mais próximo para a paixão"
|
O Portal Infonet, deseja um dia com muitos beijos, de língua, na bochecha, na mão, no pé, na testa, no queixo, no olho, no umbigo. Se preferir, vai na ‘pituquinha’, no beijo soprado, molhado, estalado ou até mesmo o beijinho no ombro.
Por Aldaci de Souza
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B