Documentário abordará história do Bairro Industrial

Documentário sobre bairro Industrial será lançado nesta segunda, 16 (Foto: divulgação)

Na próxima segunda-feira, 16, acontece o lançamento do documentário Chica Chaves de Sérgio Borges e Gabriela Caldas, ganhador do Prêmio Mário Cabral no ano passado. O edital, lançado pelo Núcleo de Produção Digital Orlando Vieira (NPDOV) teve como tema "Roteiro de Aracaju", título de um dos livros de autoria do homenageado.

A inspiração do projeto partiu do pesquisador Sérgio Borges, residente do bairro até os doze anos de idade. “Nós fizemos um mapa sentimental do bairro, pois tenho uma relação de pertencimento, identidade e afetividade com o local”, afirma o diretor Sérgio Borges.

"O Sérgio queria fazer um filme sobre o bairro de sua infância e foi me apontando o que ele queria. Depois fui pegando o gosto pela pesquisa do lugar pela minha formação em artes e grande interesse por educação patrimonial", comenta Gabriela Caldas.

O filme convida o expectador a refletir sobre as mudanças e a passagem do tempo, um olhar sobre a importância do lugar para historia de Sergipe. “A ideia é mostrar a poesia do bairro Industrial e uma crítica à ausência de memória e valorização do lugar que é um museu a céu aberto, com uma arquitetura que remonta ao inicio da cidade”, conta Borges.

A obra também traz referências do romance de Amando Fontes, autor do livro "Os Corumbas", história de uma família de sergipanos que vão para a capital Aracaju em busca de melhores condições de vida. “O Bairro Industrial foi o berço da inspiração de Fontes para o livro. Por isso trabalhamos com os resquícios dessas memórias, buscando contribuir para uma reflexão sobre a necessidade de revitalização e valorização do local”, conclui.

Serviço
O que: Lançamento do Documentário Chica Chaves
Quando: segunda-feira (16)
Onde: Sala de Exibição Walmir Almeida – Centro Cultural de Aracaju
(antigo prédio da alfândega) Praça General Valadão, 134, Centro, Aracaju
Horário: 9h e 15h
Entrada Gratuita

Fonte: Assessoria de Comunicação

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais