Documentário vai abordar histórias de 30 médicos sergipanos

Projeto Memória Viva da Medicina Sergipana será lançado no dia 27 (Foto: divulgação)

No próximo dia 27 de junho, a Sociedade Médica de Sergipe (Somese) lançará no Museu da Gente Sergipana a partir das 18h, o Projeto Memória Viva da Medicina Sergipana, um documentário que conta a história de vida e profissional de 30 médicos sergipanos com sua legitimidade e protagonismo peculiares que tem o objetivo de preservar e disponibilizar um acervo histórico e cultural da área médica.

O projeto contempla a necessidade de tornar acessíveis essas memórias, através de vídeos, fotos e textos, disponibilizados em meio físico e virtual, fazendo uma justa homenagem em vida a cada profissional, para que futuras gerações de médicos conheçam o trabalho desenvolvido em sua determinada área e o que conseguiram fazer pela medicina.

No obra, a Somese prestará uma homenagem póstuma aos médicos Cleovansóstenes Pereira de Aguiar, Hugo Bezerra Gurgel, Hyder Bezerra Gurgel, Alexandre Gomes de Menezes Neto e José Augusto Soares Barreto que, infelizmente, por motivos maiores não participaram das gravações e não tiveram seus depoimentos registrados, mas fica na memória o legado e o reconhecimento deixados por esses profissionais que tanto se dedicaram a medicina sergipana em suas respectivas áreas de atuação e que farão parte da história do Estado.

Segundo o professor e presidente da Somese, Dr. José Aderval Aragão, esse projeto é um marco para a medicina e para a história sergipana. “A atual gestão da Somese percebeu a importância de homenagear e registrar os profissionais ainda em vida para que cada história inspire as novas gerações e os futuros médicos”, destacou Dr. Aderval.

Lista dos 30 Médicos homenageados:

Antônio Leite Cruz

Cleômenes Reis de Almeida Barretto

Dalmo Machado Melo

Delso Bringel Calheiros

Dietrich Wilhelm Todt

Djenal Gonçalves Soares

Eduardo Antônio Conde Garcia

Everton de Oliveira

Fedro Menezes Portugal

Francisco Guimarães Rollemberg

Francisco Prado Reis

Gilson Soares Feitosa

Hélio Araújo Oliveira

Ildete Soares Caldas

Iracema Barbosa Carneiro Leão

Jacy Meirelles Carvalho

José Abud

José Alves da Silveira

José Geraldo Dantas Bezerra

José Hamilton Maciel Silva

José Teles de Mendonça

Magali Dias Carvalho

Marcos Teles de Melo

Melício Rezende Machado

Raulino Galrão Lima

Reges Almeida Meira

Rosa Maria Sampaio Vilanova de Carvalho

Sinval Andrade dos Santos

Vollmer Bomfim

Zulmira Freire Rezende

Fonte: Somese

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais