Dom João José Costa será o novo Arcebispo de Aracaju

Dom João José Costa será o novo Arcebispo de Aracaju (Fotos: Portal Infonet)

Dom João José Costa será o novo Arcebispo da Arquidiocese de Aracaju. Ele foi nomeado nesta sexta-feira, 5, pelo Papa Francisco como Coadjutor da Arquidiocese, que indica o direito sucessório ao Arcebispado da capital sergipana. Dom João Costa entra como sucessor do atual Arcebispo de Aracaju, Dom Lessa, que ainda permanece na posição por mais dois anos.

Natural da cidade de Lagarto, Dom João Costa, que tem 55 anos, é bispo da diocese do pequeno município de Iguatu, no interior do estado do Ceará. É a primeira vez que um bispo de ordem carmelita, que segue a Ordem dos Irmãos da Bem-Aventurada Virgem Maria do Monte Carmelo, assume o Arcebispado de Aracaju.

“Naturalmente que o desafio é bem maior. Eu trabalhava numa diocese que tinha 26 paróquias, aqui em Aracaju são 102 paróquias. Mas eu me sinto aqui confortado, animado, pois conto aqui com a presença de Dom Lessa, que ainda está à frente da Diocese”, disse.

D. João Costa e D. Lessa durante coletiva de imprensa

“Eu estou aqui para ajudá-lo a ter o tempo que ele achar que deve estar, quando chegar o seu tempo de renúncia. E mesmo quando ultrapassar esse tempo, contarei com esse apoio, com companheirismo e amizade, com a comunhão de D. Lessa, que sempre ajudará essa igreja”, completou D. João Costa.

D. João Costa se sente tranquilo e confiante pela nova posição que irá tomar, e fala de seu antecessor como amigo e pai. D. Lessa, por sua vez, não escondeu a satisfação pela escolha de seu sucessor. “Eu já passei por esse processo. Fui dos poucos do Brasil a ser coadjutor, diante da situação de saúde de D. Luciano e tudo mais. Então, eu também tive dois anos e achei excelente. Eu me sinto muito feliz da vida sendo precursor de João. Eu fico muito contente com a escolha. João é um homem muito simples, muito capaz para coordenar as coisas com muita simplicidade”, disse D. Lessa.

Sobre os próximos passos na Igreja, D. Lessa fala que continua na caminhada. “Continuo as pregações, as confissões, as orientações. O pastor continua, serei pastor até morrer”, disse.

Pelo direito canônico, D. Lessa deve solicitar a renúncia ao completar 75 anos de idade. O bispo tem agora 60 dias para assumir o cargo na capital sergipana. A apresentação de Dom João José Costa está prevista para o dia 4 de janeiro de 2015.

Dom João

João José Costa é natural de Lagarto, mas antes de ser bispo em Iguatu, era frade carmelita em Aracaju. Ele assumiu a Diocese do interior cearense em abril de 2009.

Por Helena Sader e Verlane Estácio

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais