Edmilson Suassuna, do grupo Oxente, receberá Título de Cidadão Sergipano

Edmilson Suassuna receberá o título de Cidadão Sergipano (Foto: Portal Infonet)
Em comemoração ao Dia Internacional do Teatro, o ator e produtor Edmilson Suassuna receberá o título de Cidadão Sergipano, em uma solenidade que acontece no próximo dia 28 de março, às 17h, na Assembléia Legislativa.

Para o ator, Sergipe vive um momento especial, envolvendo as artes e acultura. Mas ele salienta que terá mais um motivo para comemorar. “Eu nasci em Brasília, mas seguindo a saga de minha avó, D. Rita Suassuna, que ficou viúva com cinco filhos e nunca mais se casou e que me ‘ganhou’ como mais um, vim para Sergipe com apenas cinco meses de idade. Este ano, a Deputada Goretti Reis em toda a sua sensibilidade, resolveu me agraciar com o título de cidadã sergipano”.

Suassuna ainda afirma que sempre quis ser ator. “Enquanto as outras crianças sonhavam em ser médico, engenheiro, eu sempre quis ser ator. Mesmo sem entender bem o que isso significava para mim, sem entender bem de onde vinha essa pulsação tão forte”, revela.

Ator atuando no espetáculo “A Santa e a Porca” (Foto: Divulgação)
A paixão pelo teatro de Edmilson Suassuna é indissociável com o amor que sente por Sergipe. “Meu coração nasceu sergipano” ressalta o ator, com o sorriso que se popularizou como sua marca registrada.

Para a Deputada Goreti Reis ,“Edmilson Suassuna é por demais merecedor da comenda, não só pelo seu talento e extensão do seu trabalho, mas pelo exemplo que ele dá para a juventude sergipana”.

Comemorações

Em Sergipe, desde o dia 15 acontece o Festival Sergipano de Teatro, com uma vasta e rica programação, fortalecendo a cena teatral do Estado. O festival foi aberto pelo Grupo Oxente de Teatro que tem como líder o ator e Produtor Edmilson Suassuna. Artistas de todo o mundo celebram o dia 27 de março como o Dia Internacional do Teatro.

Oxente

O grupo Oxente interpreta as obras de Ariano Suassuna (Foto: Divulgação)
O Oxente completou oito anos, tendo percorrido os estados de Sergipe, Bahia, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí, Maranhão, Tocantins, Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Paraná. “Suassuna é um autor popular. O Grupo Oxente é popular. Nosso maior prêmio? Nossa melhor crítica? O sorriso das platéias. Fazer as pessoas se sentirem vivas e felizes. É essa a razão da minha existência”, ressalta Edmilson.

Família

Toda a família de Edmilson integra-se ao trabalho do Grupo Oxente, sendo que a avó, D. Rita Suassuna, e a mãe, Andiára Suassuna, são as responsáveis pelos figurinos dos espetáculos. E para Edmilson esse envolvimento é o que sustenta o grupo. “Na realidade o grupo Oxente inteiro é uma família, de uma maneira ou de outra somos Suassunas. Somos família até na geração de conflitos e na busca dos pontos de harmonia e equilíbrio para solucionarmos. Nós estamos vivos e, como seres pulsantes, às vezes entramos em choque o que me faz sempre  lembrar de uma afirmação de Chaplin que diz: “não devemos ter medo dos choques porque é do caos que nascem as estrelas”, cita.

Ariano

O dramaturgo Ariano Suassuna é parente de Edmilson (Foto: Portal Infonet)
Tanta dedicação e amor tocam profundamente Ariano Suassuna, um dos maiores dramaturgos da história do Brasil e autor das principais montagens do Grupo Oxente.  Ariano, que é parente de Edmilson Suassuna, e que sempre se mostrou orgulhoso de ver os seus personagens sendo vividos por atores que fazem parte da família, cedeu todos os direitos autorais de suas obras para o Grupo Oxente. “O amor ao Teatro que move todos os integrantes do Grupo Oxente é o mesmo que me move. Eu tenho uma grande paixão pelo teatro. É essa paixão pelo teatro que eu gostaria de continuar vendo acesa em todos os jovens que se aproximam de mim”, revela Ariano Suassuna.

O dramaturgo, em depoimento, afirmou ainda que “As famílias sertanejas em particular, têm uma solidariedade muito grande entre os integrantes dessas famílias. E os Suassunas, mesmo quando é o caso de eu não conhecer pessoalmente, como era o caso da primeira vez em que nos encontramos, nós somos muitos solidários em família e acredito que essa solidariedade tenha levado Edmilson Suassuna a escolher o meu teatro para interpretar”.

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais