![]() |
(Foto: Renata Voss) |
A cultura nordestina entalhada na madeira. A homenagem proposta pelo projeto Bom Dia Gonzagão extrapola o personagem do Velho Lua e, a exemplo de sua obra, se aproxima do imaginário de um povo que deve a própria narrativa a um dos maiores mestres da Música Popular Brasileira. De acordo com o gravador Elias Santos, não há como se deter sobre as feições do sanfoneiro sem perceber os contornos dos seus.
“Gonzaga é mágico! Está por toda parte, em cada canto, no sorriso de velhos e moços. Não dá para circular em Exu e não se emocionar com sua arte. Vai continuar iluminando a cultura do nordeste como uma fogueira que nunca se apaga”.
Contemplado pela Funarte, através do Prêmio Centenário Luiz Gonzaga 2012, o projeto proposto pela produtora cultural Silvane Azevedo consiste numa série de gravuras dedicadas ao autor de autênticos hinos nordestinos, a exemplo de Asa Branca e Assum Preto. Para tanto, Elias visitou a cidade natal de Gonzagão no início de setembro com o propósito de procurar os vestígios de sua obra na paisagem árida de Exu. O resultado não poderia ser outro.
“Minha gravura foi contaminada por essa energia. Entrei num processo de imersão, investigando e curtindo minha personagem para criar as gravuras. Nesse caso, a viagem à cidade natal de Gonzagão foi fundamental. As músicas para animar o corte também”.
As gravuras inspiradas em Gonzagão serão reunidas em um catálogo a ser lançado no dia 13 de dezembro, data em que o Rei do Baião completaria 100 anos de vida, na cidade que o viu nascer. Elias pretende saudar o amanhecer deste dia, quando Exu promoverá uma programação cultural alusiva ao Centenário, com uma intervenção artística que celebra a vida e o legado de Gonzagão.
Fonte: Assessoria de Imprensa
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B