Eloísa Galdino deixa a presidência do Fórum Nacional

(Foto: Daniel Oliveira/Ascom/Secult)

Na manhã desta quarta-feira, dia 30, a secretária da Cultura de Sergipe, Eloísa Galdino, passou o cargo de presidente do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura para Hamilton Pereira, do Distrito Federal. A escolha da nova presidência se deu durante a 1ª Reunião Ordinária de 2012 da entidade, que aconteceu em Aracaju, mais precisamente no Palácio-Museu Olímpio Campos, nesta quinta e sexta-feira, dia 29 e 30.

“Eu me orgulho de ter sido presidente deste fórum. Acredito que consegui representar o Fórum à altura dos colegas e com certeza para Sergipe teve um significado muito especial, porque durante muito tempo o estado esteve fora das discussões das políticas culturais do país. Durante essa minha gestão, busquei perceber a necessidade de fortalecimento da entidade e da unidade das discussões com todos os estados representados por esta entidade”, ressaltou Eloísa em seu discurso de agradecimento.

Eloísa enfatizou a felicidade de ter estado à frente da entidade e destacou que durante a sua gestão o fórum passou por um processo de reconstrução e fortalecimento que teve seu ponto alto nesta última reunião de sua gestão. “Terminar a gestão com uma reunião que conta com a presença de 20 representantes é uma conquista muito grande”, afirmou a gestora de cultura do Estado.

O novo presidente do Fórum, Hamilton Pereira, agradeceu aos colegas por terem o conduzido à presidência da entidade e destacou o trabalho de Eloísa durante os quase dois anos de sua gestão. “Foi com a secretária Eloísa à frente do fórum que nós passamos a ter uma incidência importante na agenda de debates do Ministério da Cultura”, destacou.

O secretário do Distrito federal afirmou que pretende fortalecer ainda mais as discussões em torno do desenvolvimento dos Planos de Cultura nos estados e municípios e sobre a construção do Sistema Nacional de Cultura. “Nesse sentido, o fórum tem o papel de democratizar ainda mais a instituição e buscar os setores que ainda estão desorganizados para que possam contribuir com o desenvolvimento dessas políticas”, enfatizou Pereira.

Representações

Apesar de não estar mais à frente do Fórum, Eloísa foi escolhida pelos colegas para permanecer como representante da entidade na Comissão Nacional de Incentivo à Cultura (CNIC). A entidade tem um papel fundamental na gestão das políticas públicas na área da cultura, já que é ela que avalia pareceres de projetos culturais que pleiteiam a autorização para captação de recursos com apoio na Lei Federal de Incentivo à Cultura – a Lei Rouanet. Ao lado da secretária Eloísa Galdino, assume a suplência do CNIC, a secretária de Cultura de Minas Gerais, Eliane Parreiras.

Além do presidente do Fórum e dos representantes do CNIC, foram escolhidos os cinco vice-presidentes regionais que vão atuar ao lado do Hamilton Pereira, são eles: Francisco J. Pinheiro (Ceará) como vice-presidente da região Nordeste; Assis Brasil (Rio Grande do Sul) como vice-presidente da região Sul; Francisco Leilson (Rondônia) como vice-presidente da região Norte; Hamílton Pereira (Distrito Federal) como vice-presidente da região Centro-Oeste; e, Andrea Matarazzo (São Paulo) como vice-presidente da região Sudeste.

Durante a 1ª Reunião Ordinária de 2012 do Fórum também foram preenchidos os cargos de conselheiros e suplentes do Conselho Nacional de Políticas Culturais (CNPC), que passa a ser composto da seguinte forma: Hamílton Pereira (Distrito Federal), Katia Rocha (Tocantins) e Gilvane Felipe (Goiás), como titulares. E como suplentes assumem: Assís Brasil (Rio Grande do Sul), Francis Mary Alves (Acre) e Francisco Leilson (Rondônia).

Histórico

A secretária de Cultura de Sergipe, Eloísa Galdino, esteve à frente da entidade por dois mandatos seguidos. A gestora foi conduzida à presidência do Fórum em maio de 2010 por seu reconhecido trabalho na gestão de cultura do estado e pelo destaque frente ao Fórum de Secretários e Dirigentes de Cultura do Nordeste. Em março de 2011, Eloísa foi reeleita por unanimidade para continuar na presidência da entidade.

Durante esses dois anos à frente do Fórum de Secretários, Eloísa acumulou conquistas importantes para a Cultura, com destaque para a concretização do Programa de Fortalecimento Institucional pela Implementação do Sistema de Cultura. A iniciativa irá beneficiar 17 Estados e 20 municípios na elaboração dos Planos de Cultura, um passo importante para o fortalecimento das políticas públicas na área da cultura.

Fórum

O Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura possui um papel fundamental na construção das políticas culturais em âmbito nacional e regional. O Fórum tem por finalidade possibilitar a participação e atuação dos Estados na formulação de diretrizes básicas de uma política cultural comum, respeitando-se o contexto da diversidade cultural brasileira.

Anualmente, os integrantes do Fórum se reúnem quatro vezes para discutir os rumos das políticas nacional e regionais da cultura brasileira. A primeira reunião de 2012 teve sede na capital sergipana e as próximas reuniões serão realizadas nas seguintes datas e locais: 24 e 25 de maio, em Porto Velho; 30 e 31 de agosto, em São Paulo; e, dias 29 e 30 de novembro, em Goiânia.

Fonte: Ascom/Secult

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais