Em breve, SE será palco para o filme “Orquestra dos Meninos”

No mês de outubro, as cidades sergipanas de Aracaju, Santo Amaro, Laranjeiras e São Cristóvão serão palco para a filmagem do longa-metragem do diretor Paulo Tiago, ‘Orquestra dos Meninos’, que contará com a participação dos atores globais Priscila Fantini, Bruno Garcia e Othon Bastos.

 

O filme contará a história do pernambucano, conhecido internacionalmente, o Maestro Mozart Vieira. Para o produtor local do filme Wendell Barbosa, a história de vida do Maestro é mais que uma simples história, é uma verdadeira “lição de vida”.

Em breve, entre os dias 14 e 21 deste mês, será realizada em Aracaju uma seleção de crianças, e posteriormente de adultos, que deverão compor o elenco do filme. A fim de preparar os sergipanos para receber “orquestra dos Meninos” e falar um pouco sobre dessa produção, que dará grande visibilidade ao Estado em escala nacional, o Portal Infonet conversou com Wendell Barbosa.

 

 

PORTAL INFONET – Qual a proposta do filme ‘Orquestra dos Meninos’?

WENDELL BARBOSA – A proposta é realizar um filme que exalta a força transformadora da ação de um homem comum que através da Criação Artística retira crianças do trabalho rural, encaminhando-as a uma nova perspectiva de vida. A história de vida do Maestro Mozart Vieira é uma lição de vida,

 

Mozart é um homem simples do interior do Brasil, que através da Música, modificou as relações sociais da região. Sua ação rendeu-lhe rancores familiares. Muitos pais com filhos, em idade escolar, perderam a mão de obra, geradora de recursos complementares para a família e, jamais entenderam seu envolvimento com o “fazer música”. Com isso os coronéis locais, vislumbraram em Mozart um perigoso rival…

 

O sucesso do trabalho de Mozart, que conseguiu formar uma “Orquestra de Meninos” alçou vôos internacionais. Virou tese na Alemanha, suscitou apresentações em Paris e o apoio da UNESCO.

 

Este filme narra essa história verdadeira, de grande impacto, através de um trabalho ficcional, mostrando que apesar das vicissitudes, a Arte é mais forte. Mozart segue ainda hoje fazendo este trabalho comovente, que tem como imagem síntese meninos pobres, filhos de lavradores, tocando música clássica, nos jardins da Fundação Música e Vida, que Mozart conseguiu erguer na zona agreste de São Caetano, interior de Pernambuco.

 

PI – Quem serão os atores principais?

WB – “Orquestra dos Meninos” terá nos papéis principais dois atores da primeira linha da televisão brasileira, de reconhecida técnica e de amplo reconhecimento popular, Priscila Fantini, Bruno Garcia e Othon Bastos.

 

O filme será rodado integralmente em Sergipe, e por esta razão, os demais papéis serão atribuídos a atores nordestinos profissionais e as crianças serão escolhidas num processo de seleção aberto em Aracaju, e receberão educação musical como trabalho de laboratório uma vez que farão papel de músicos no filme.


PI – Além de você tem mais alguém daqui que já esteja engajado na produção do filme, atores, técnicos, etc?

WB – Diane Veloso e Lindolfo Amaral do Grupo Imbuaça são duas pessoas que também estão envolvidas com o projeto. Eles fizeram pesquisa para o elenco de atores sergipanos.

 

PI – O que você irá fazer na prática?

WB – Na prática sou um representante da produtora do filme, no caso Gláucia Camargos, assim como sou representante em alguns casos do próprio diretor do filme, procurando adequar os trabalhos às suas necessidades artísticas. Enfim, o produtor local é um representante do projeto como um todo, atuando em todas as áreas e etapas do projeto.

 

São Cristóvão: umas das cidades que irá abrigar o filme
PI – Já tem alguma coisa definida em termos de data e locais para o início das gravações?
WB
– As gravações durarão 5 semanas e estão previstas para começar em meados de outubro nas cidades de Aracaju, Santo Amaro, Laranjeiras e São Cristóvão. Um detalhe: apesar das três cidades do interior serem históricas, este fator não foi determinante para elas serem escolhidas. O filme é contemporâneo e a escolha foi pautada na ambientação das cidades com o roteiro e logística do filme.

 

PI – Por que os produtores escolheram Sergipe?
WB
– Porque o filme se passa numa cidade nordestina e queríamos uma imagem nova, sem exploração ainda pelo cinema. Sergipe tem as locações ideais, além de estarmos contribuindo para a descentralização da produção no pais.

 

PI – A realização de um filme deste porte vai contribuir em que para o Estado?
WB
– Primeiro divulgação nacional. Sergipe é um estado muito pouco presente na mídia. Segundo vai dar aos técnicos e artistas locais a oportunidade de realizar um trabalho que contribuirá para a formação profissional dos mesmos, além de despertar no público sergipano, uma vez lançado o filme, um interesse muito grande, contribuindo para formação de platéia para filmes brasileiros.

A produção fará uma distribuição de renda em vários níveis, uma vez que um filme contrata todo e qualquer tipo de produto. Além disso, os produtos culturais tem a faculdade de aumentar a auto-estima dos cidadãos envolvidos, assim como da sociedade, no caso a sergipana em geral.

 

PI – E para você, particularmente, a participação no filme trará frutos no futuro?
WB –
Bem, esta é uma pergunta que não tenho como responder. Na verdade, eu estou muito envolvido com o presente. Estou trabalhando muito e dando o melhor de mim, o que vier de bom deste trabalho será bem-vindo, porque será conseqüência de um trabalho árduo.

Para saber mais informações sobre o filme e sobre o processo de seleção de atores, ligar para (0xx79) 8119-5900, ou entrar em contato pelo email wendellbarbosa@uol.com.br.

Por Carla Sousa

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais