Encontro apresenta potencialidade do folclore sergipano

Quem quiser fazer um levantamento da potencialidade folclórica do Estado de Sergipe, não pode deixar de ir a Laranjeiras, já a partir dessa quinta-feira, quando terá início o Encontro Cultural, o 27º realizado no município. Enquanto estiver se desenrolando a abertura do Simpósio “A Fabricação da Cultura: Apropriação e Expropriação”, desfilam pela cidade os grupos folclóricos Cacumbi Mirim, Zabumba de Quemdera (Aracaju), Reisado Mirim Estrelinha (Rosário do Catete) e a capoeira Justiceiros de Luanda (Laranjeiras). Na parte da tarde, desfilam a Zabumba de Quemdera e o Reisado de Lalinha. O Encontro Cultura inicia com palavras do secretário da Cultura, Fabiano Oliveira e do prefeito de Laranjeiras, Paulo Hagenbeck. Em seguida, haverá a conferência “A Invenção da Cultura”, com Roberto Benjamin, de Pernambuco.
DESFILES – Na sexta-feira prossegue o desfile de grupos folclóricos, a partir das 9h30min: Reisado Mirim Menino Jesus, capoeira de José Vilson, grupo folclórico Larió e Urgia (de Pirambu), grupo teatral Guanhamotoba (de Aracaju), Samba de Coco (Barra dos Coqueiros), Batucada Buscapé (Estância), grupo teatral Mombaça (Maruim), Reisado de Satu e Caceteira de Rindu (de São Cristóvão), Reisado Mirim e Zabumba (de Itabaiana), Idosos de São Pedro (Santo Amaro das Brotas), Batucada Novo Horizonte (Estância), Taieiras e Reisado (de Lagarto), Bacamarteiros (povoado Aguada, Carmópolis) e Coco de Roda (de Maceió). O bonito também é assistir a passeata dos grupos folclóricos, a partir das 19 horas, pelas ruas de Laranjeiras. No domingo, ocorre a procissão de São Benedito e Nossa Senhora do Rosário, que é acompanhada pelos grupos folclóricos.
PROGRAMAÇÃO – Como dito na edição de ontem, quarta-feira, desse veículo noticioso, a programação artística do evento deixa muito a desejar. Bandas como Harmonia do Samba e Calcinha Preta, não caem bem num encontro cultural. O que irá salvar a programação são os shows com Irmão e Tom Robson, Banda Sulanca, Chico Queiroga e Antônio Rogério, além de apresentações de grupos de danças contemporânea e folclórica. “Gostei muito da crítica às opções artísticas do Encontro da Descultura de Laranjeiras, pelo simples fato da falta de sensibilidade dos organizadores quanto à verdadeira cultura popular. Onde já se viu misturar Grupos folclóricos com Bandas de Pagode?”, disse um leitor do InfoNet Notícias que – diga-se de passagem – tem grande contato com a cultura local.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais