(Foto: Ascom) |
A Biblioteca Pública Epifânio Dória recebeu nesta quarta-feira, 15, a primeira visita técnica da equipe do Projeto CDI Bibliotecas, do Comitê para a Democratização da Informática (CDI). A coordenadora do Projeto na Região Nordeste, Paula Silva e a bibliotecária, Caroline Fadicas vieram de Salvador para conhecer o espaço e acertar os detalhes da implantação.
Em abril deste ano, a Epifânio Dória foi uma das quatro bibliotecas contempladas pelo Projeto que é patrocinado pela The Bill & Melinda Gates Foundation, com parceria do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas. Ao todo, o projeto selecionou 50 bibliotecas municipais e estaduais distribuídas pela federação, sendo que o Nordeste foi a região mais beneficiada, com 19 bibliotecas.
Cada uma das selecionadas receberá a doação de 10 computadores, que serão disponibilizados como equipamento de busca e pesquisa, além de viabilizar a oferta de cursos de formação aos usuários da biblioteca. “A ideia do projeto é renovar a estrutura das bibliotecas públicas, para torná-las em locais mais atrativos, aumentando o volume de usuários”, explicou Paula Silva.
Ainda segundo a coordenadora, no final de agosto será realizado, em Salvador, um encontro regional de capacitação com um representante de cada biblioteca, que atuarão como multiplicadores das diretrizes do Projeto. Em Sergipe, além da Epifânio Dória, o CDI selecionou mais três bibliotecas municipais: a de Estância, Itabaiana e Tobias Barreto. A previsão é de que, até o final de setembro deste ano, os computadores já estejam disponíveis para a população.
“Este é um projeto encantador, que acreditamos que irá mudar a cara da biblioteca por focar a inclusão digital, facilitando a busca de conhecimento através de outros meios de comunicação”, afirmou a diretora da Epifânio Dória, Sônia Carvalho. Para a diretora, o projeto possibilitará à biblioteca, oferecer novos cursos e oficinas relacionadas à área de tecnologia, além de aumentar o fluxo de usuários, com ações diferenciadas as das bibliotecas tradicionais.
Sobre o CDI
O CDI é uma organização que usa a tecnologia para transformação social por meio de 715 espaços de inclusão digital. A Rede está presente em 14 países no mundo (Brasil, Chile, Colômbia, Espanha, Estados Unidos, Inglaterra, México, Portugal, País de Gales, Irlanda, Escócia, Polônia, Romênia e Letônia) e impactou até hoje mais de 1,64 milhão de vidas.
A partir de pesquisas sobre as tendências que afetam o modo como as bibliotecas atendem suas comunidades, o Projeto ajuda profissionais de bibliotecas públicas a integrar ideias e serviços inovadores. A proposta inclui agregar elementos que possam fortalecer as políticas públicas voltadas para as bibliotecas brasileiras e ao incentivo à leitura.
Fonte: Ascom Secult
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B