Pensando na inclusão social, o Circuito de Férias na Biblioteca Pública Epiphanio Dória promove no próximo dia 19 a Cinemateca Azul, com a exibição do filme ‘Divertida Mente’, que consiste na projeção de vídeos com recursos de acessibilidades para as pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e distúrbios sensoriais.
Com sessões às 9h e às 15h, o objetivo da ação é atender às necessidades específicas do grupo e das suas famílias, realizando adaptações sensoriais, como luminosidade, temperatura, som mais baixo e oportunizando às crianças andarem livremente durante a sessão. Entretanto, não são voltadas apenas a autistas ou aos pais.
Abertas a todo público, a ideia é justamente que as pessoas, além de assistirem a um bom filme, também aprendam a conviver com as pessoas com autismo e respeitá-las. Vale ressaltar que a entrada é gratuita. A Cinemateca Azul vai acontecer no Auditório da BPED, e as crianças devem estar acompanhadas dos pais e/ou responsáveis.
Segundo a diretora da biblioteca, Juciene Maria de Jesus, a iniciativa tem como foco garantir que as pessoas com TEA e/ou distúrbios sensoriais sejam incluídas nessa experiência sociocultural que é assistir ao filme e interagir com outras pessoas, respeitando suas individualidades e necessidades. “Com a iniciativa pretendemos também estimular a visita do público-alvo e suas famílias às dependências da BPED, assim como proporcionar um espaço que possibilite um aumento do convívio social. Durante a sessão, os profissionais da biblioteca estarão à disposição dos pais e do público-alvo para passar as devidas orientações e auxiliá-los naquilo que for preciso”, afirmou a diretora.
Filme
‘Divertida Mente’ conta a jornada da menina Riley que, com a mudança de cidade, vê a sua vida mudar de ponta a cabeça e passa por um período de dificuldade em controlar as suas emoções – Alegria (Amy Poehler), Medo (Bill Hader), Raiva (Lewis Black), Nojinho (Mindy Kaling) e Tristeza (Phyllis Smith). As emoções vivem no centro de controle dentro da mente de Riley, e a ajudam com conselhos em sua vida cotidiana. Conforme a garotinha, suas emoções se esforçam para adaptar-se à nova vida, e assim se começa uma agitação no centro de controle. Embora Alegria, a principal e mais importante emoção de Riley, tente se manter positiva, as emoções entram em conflito sobre qual a melhor maneira de viver em uma nova cidade, casa e escola.
Fonte: Seduc
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B