Espaço Zé Peixe será inaugurado na terça dia 19

(Foto: Assessoria de Imprensa)

O governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Mulher, da Inclusão e Assistência Social, do Trabalho e dos Direitos Humanos (SEIDH), que tem à frente a secretária Marta Leão vai inaugurar no próximo dia 19 às 17h, o Espaço Zé Peixe, localizado no antigo prédio do terminal hidroviário de Aracaju. O local vai fortalecer o turismo no centro da capital e homenagear esse sergipano que tanto orgulhou seu Estado.

Foi investido o valor de R$ 1.268.361,98 com recursos do Programa Sergipe Infraestrutura do BNDES no novo espaço, que contará com lojas, restaurante, café, mirante com vista para o rio Sergipe e estátua de bronze do homenageado. O espaço representa um resgate a um dos ícones da sergipanidade, com nome de batismo José Martins Ribeiro Nunes, mais conhecido por Zé Peixe. O empreendimento terá ainda um Memorial com exposição de fotografias e objetos do homenageado.

O Espaço Zé Peixe
O espaço possui dois pavimentos, um superior e um inferior. No inferior, terá loja de artesanato sergipano, apoiado pelo Núcleo de Apoio ao Trabalho – NAT, Café do Zé, um Ponto Banese, loja de doces caseiros da terra. Na parte superior, terá um espaço reservado para o Memorial Zé Peixe e sua trajetória de vida, exposição de painéis do artista plástico Elias Santos, como também um busto de bronze do homenageado e ainda o Tototó Restaurante que vai servir café da manhã nordestino e almoço gourmet. O espaço atende também aos critérios de acessibilidade com banheiros, rampas e elevador para portadores de deficiência.

História de Zé Peixe
José Martins Ribeiro Nunes, o Zé Peixe, filho de Vectúria Martins, uma professora de matemática e de Nicanor Nunes Ribeiro, um funcionário público, nasceu no dia 05 de janeiro de 1927, em Aracaju e faleceu no dia 26 de abril de 2012. Foi criado em uma casa em frente ao rio Sergipe, na atual avenida Ivo do Prado, próximo a Capitania dos Portos e que pertenceu aos seus avós, onde viveu até sua morte. Aprendeu a nadar com seus pais e desde a infância brincava no rio ou atravessava a nado para pegar os frutos dos cajueiros da outra margem. Aos 11 anos de idade já era um excelente nadador. Certo dia, o comandante da marinha, conhecido como Aldo Sá Brito de Souza estava desembarcado na Capitania dos Portos e sua âncora havia enganchado no fundo do rio, e ao observar a destreza do garoto José Martins, o apelidou de "Zé Peixe", apelido que se firmou.

Em 1947, seu pai o levou ao serviço da Marinha, onde mediante concurso foi admitido como Prático do Estado lotado na Capitania dos Portos de Sergipe, profissão que exerceu por mais de meio século. A barra do rio Sergipe era uma das piores entradas portuárias do país e Zé Peixe com sua dedicação e conhecimento detalhado da profundidade das águas, das correntezas e da direção do vento sempre se destacou no serviço de praticagem. Essa profissão lhe deu fama nacionalmente, sendo destaque na imprensa pelo trabalho desenvolvido.
.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais