Especialista alerta para o risco de consumir energético

Mistura de energético e alcool é prejudicial a saúde

Frequentemente utilizado em festas, os energéticos podem ser um vilão para a saúde. Muita gente ignora, mas o hábito de consumi-los associados à bebidas alcoolicas ou em grande quantidade pode trazer sérios prejuízos ao organismo.

A nutricionista Ana Selma Santos alerta para os perigos da mistura da cafeína – presente nos energéticos – com as bebidas alcoolicas. “Os energéticos de latinha são produtos com muita cafeína e açúcar. A gente sabe que a cafeína é uma substância que deixa a pessoa atenta, com energia e disposição. Mas juntando a cafeína ao álcool, a pessoa pode ter um problema cardíaco sério e acabar enfartando. Há um aumento da pressão arterial, que pode prejudicar o paciente, mesmo sendo saudável”, detalha.

Para a nutricionista, o consumo de energético deve ser descartado, mesmo que em pouca quantidade. "Os energéticos em lata tem uma grande quantidade de açicar, então, ele não é um produto de boa qualidade e não deve ser consumido por ninguém", justifica.

Ana Selma orienta sobre o consumo correto de energéticos

Se você é daqueles que precisa de energia para trabalhar depois de uma noitada, esqueça o energético e adote um conselho simples. "Eu recomendo fazer um suco verde cheio de vitamimas ou tomar um café. Isso com certeza vai ajudar", garante Ana Selma.

Restrições

Ana Selma destaca que nem todas as pessoas podem fazer o uso de energéticos. "Pessoas cardíacas, ansiosas, que tem insônia ou pressão arterial, além de idosos, adolescentes e crianças. Também não podem consumir os energéticos em abundâncias porque pode prejudicar a saúde".

Termogênicos

Para quem pratica atividades físicas, a orientação da nutricionista é optar pelos termogênicos, substâncias que dão um gás a mais nos exercícios e ainda aceleram o metabolismo. “Eles são de grande valia para o aumento de energia e força nas atividades físicas. Devem ser consumidos com respeito e responsabilidade, desde que haja o acompanhamento de um profissional”, explica.

Dentro dessa orientação ainda é possível acrescentar substâncias naturais, entre eles, o café, o chá verdade, gengibre, canela e pimenta.

Por Verlane Estácio

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais