Espetáculo “Saudação à Criação” terá estreia com apresentações em escolas

Espetáculo de dança traz reflexões sobre a cultura iorubá e fortalece a Lei 11.645

(Foto: Raphael Borges)

Inspirado na cultura iorubá e nas religiões de matrizes africanas, o espetáculo de dança “Saudação à Criação”, idealizado pela multiartista Jaquelene Linhares e encenado por ela e pelo multiartista Ícaro Olavo, retrata como o sagrado e a ancestralidade atravessam sua vivência como sacerdotisa do candomblé.

A performance leva para a cena elementos de ancestralidade, religiosidade, cultura e dança, construindo uma narrativa a partir das histórias contadas pelo babalorixá Reginaldo Daniel Flores, conhecido como Ògún Tòóríkpe, do Ilê Axé Opô Oxogunladê, terreiro localizado na zona rural do município de São Cristóvão (SE).

O projeto dialoga com o que estabelece a Lei 11.645/2008, que torna obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e indígena nas escolas públicas e privadas de ensino fundamental e médio em todo o Brasil. A partir dos itans (narrativas sagradas) e orikis (cânticos de louvação), o espetáculo “Saudação à Criação” apresenta perspectivas afirmativas sobre a história e a cosmologia africana.

A proposta prevê a realização de três apresentações, seguidas de três rodas de conversa sobre o processo de criação do espetáculo em dança. Também será exibido um vídeo que registra todo o processo de criação e montagem da obra, ampliando o diálogo com o público sobre arte, ancestralidade e educação.

O espetáculo é financiado pelo Edital de Chamamento Público nº 07/2023 – Ilma Fontes, de seleção de projetos para firmar termo de execução cultural com recursos da Lei Complementar nº 195/2022 (Lei Paulo Gustavo), na categoria Demais Linguagens – FUNCAP, e pelo Edital nº 06/2025 – Conexões Culturais Fomento Aldir Blanc – FUNCAJU.

Calendário de apresentações

10 de abril – duas sessões especiais

• 10h – Estudantes de escola municipal
• 15h – Estudantes do curso de Dança da UFS

11 de abril – 19h

Sessão pública gratuita

Local: Teatro do Imbuaça

Fonte: Assessoria de Comunicação

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais