Espetáculo “”Vulcão”” abre Festival Sergipano de Artes

(Foto: Ascom Secult)

O Festival Sergipano de Artes Cênicas 2015 abriu as portas na noite desta terça-feira, 25, com a presença de artistas, agitadores culturais, autoridades e público e geral. Realizado pelo Instituto Banese em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura (Secult), o evento abriga também o V Festival Sergipano de Teatro e a IX Semana de Dança, contemplando diversos gostos e faixas etárias.

Promovida do Grupo Teatral Caixa Cênica com direção de Sidnei Cruz, “Vulcão” abriu a programação com apresentação no Teatro Tobias Barreto. Monólogo encenado pela atriz, Diane Velôso, a peça aborda diversas faces de uma personagem que passeia por suas lembranças de alegrias e tragédias, escritas pela dramaturga, Lucianna Mauren, a partir de fragmentos da vida própria atriz.

Na opinião de Diane Velôso, o Festival é fundamental para o crescimento e evolução da cena sergipana. “Infelizmente, o teatro sergipano ainda é pouco conhecido fora do Estado, e o Festival é um tipo de evento que possibilita maior visibilidade. Acredito que, com o aumento do diálogo entre os artistas e a Secult, possamos ganhar mais espaço a nível nacional, além de promover intercâmbio com grupos de fora”, defendeu a atriz que disse estar muito feliz por abrir a temporada.

Durante a cerimônia de abertura o secretário de Estado da Cultura, Elber Batalha, falou sobre a importância de movimentar os espaços culturais da cidade com espetáculos acessíveis ao público. “A partir de hoje as praças e demais casas artísticas de Aracaju estarão promovendo cultura, através da encenação do teatro, da alegria do circo e dos movimentos da dança. Este é o verdadeiro intuito do Festival Sergipano de Artes Cênicas e nosso propósito, juntamente com o Instituto Banese, é que no próximo ano o Festival inclua novas participações e cresça ainda mais”, afirmou.

Para a dançarina, Julia Delmondes, que também se apresentará no Festival, a peça Vulcão surpreendeu o público. “Fiquei muito feliz pela escolha da peça para a abertura, pois sempre acompanhei o trabalho do Grupo Caixa Cênica e, por isso, sabia que seria um bom espetáculo. Surpreendeu bastante, pois não esperava esta concepção. É uma peça dinâmica que prende muito a nossa atenção”, comentou.

Com uma programação composta por cerca de 30 espetáculos entre dança, teatro e circo, O Festival estará distribuído pelos teatros Atheneu, Lourival Batista, Tobias Barreto, praças e outros espaços públicos da cidade. Viabilizado através do Fundo de Desenvolvimento Cultural e Artístico (Funcart), todos os espetáculos têm entrada franca. Confira a programação.

Com informações da Ascom Secult 

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais