![]() |
(Foto: Ascom) |
Hoje, 22, é comemorado o Dia Nacional do Folclore e a Prefeitura de Laranjeiras, através da Secretaria Municipal de Cultura preparou uma vasta programação que prossegue até o próximo domingo, 25. Na tarde desta quarta-feira, a programação foi aberta em Aracaju, com a exposição "Folclore Laranjeirense: Tradição Cultural de um Povo", montada no Museu Palácio Olímpio Campos. Na solenidade, aconteceram apresentações de grupos folclóricos, que contou também com a participação de alunos da rede pública de ensino.
De acordo com o secretário Municipal de Cultura, irineu Fontes, a parceria firmada entre a Prefeitura e o Museu Palácio Olímpio Campos, através da coordenação de Eliana Borges, é resultado de um investimento público. "O município de Laranjeiras é uma referência sobre cultura e folclore no estado, tanto é que temos o título de Capital da Cultura Popular, um resultado de investimentos públicos que estamos colhendo. O convite para a exposição é um reconhecimento de todo o trabalho desenvolvido", destacou Irineu.
Em discurso, o prefeito José de Araújo Leite Neto (Juca de Bala – PMDB), agradeceu a parceria firmada e ressaltou a importância do folclore para o desenvolvimento de Laranjeiras. "A principal riqueza de Laranjeiras é a cultura do seu povo e vê-la representada através de uma exposição é um orgulho para nós. Portanto, no que depender da nossa gestão, todos os investimentos terão continuidade, assim como queremos firmar mais parcerias com o Governos do Estado e Federal para trazer mais recursos e incentivarmos as manifestações culturais na cidade", frisou Juca.
O secretário de Estado da Agricultura, José Macedo Sobral, que representou o Governador em Exercício, Jackson Barreto, reafirmou o compromisso do Estado com a cultura. "Vejo a cultura como um ponto-chave para o desenvolvimento do Estado e da Nação, já que é através dela que o seu povo manifesta tradições das suas raízes. Como também se conhece e se identifica com a própria história. A meu ver, um povo sem cultura não é feliz. Por isso, no que depender do Estado manteremos todos os investimentos", declarou Sobral.
Paralela a exposição em cartaz no Museu Palácio Olímpio Campos até o próximo dia 31 de agosto, as tradições folclóricas laranjeirenses podem ser vistas também em dois espaços no Shopping RioMar.
Confira a programação:
Dia 22 de Agosto
09h – Reisado Sagrado Coração de Jesus.
09h30min – São Gonçalo Mirim.
10h – Cacumbi Mirim.
14h30min – Reisado Bom Jesus.
15h – Guerreiro do Bom Jesus.
Dia 23 de Agosto
09h – Reisado Flor Liro.
09h30min – Guerreiro Nova Geração.
14h30min – Taeira.
15h – Reisado Bejamin.
Dia 25 de Agosto
16h – Cortejo Folclórico.
Fonte: Ascom TDantas