![]() |
(Fotos: Kátia Susanna/Portal Infonet) |
O maior festival da arte eletrônica da América Latina acontece até o dia 28 de abril na Oi Futuro no Rio de Janeiro. Com linguagem, estética e designer diferenciados, o Game Arte é retratado como produto de reflexão entre os meios que interage e provoca uma sensação de desconstrução do antigo. Uma exposição de jogos eletrônicos que alia cultura game e arte está produzindo este conceito.
A terceira edição do File Games Rio exibe jogos eletrônicos inéditos feitos por desenvolvedores brasileiros e estrangeiros para diversas plataformas, como tablets, playstation e computadores.
A exposição também inclui instalações interativas e animações, estabelecendo conexões entre a cultura game e a arte.
O curador da Oi Futura, Alberto Saraiva, conversou com a equipe do Portal Infonet e explicou que a exposição esta voltada para os games que são arte. Saraiva acrescenta que nem todo game pode ser considerado arte.
![]() |
O curador, Alberto Saraiva |
“Um game por si só não é arte, ele precisa apresentar uma série de elementos que caracterize como arte. A reflexão sobre o mundo é um dos aspectos que pode considerar como cultura. É discussão que não acaba, pois é preciso analisar a reflexão do game, sobre a estrutura do game e como interagir com este jogo”, salienta o curador.
Para uma das organizadoras da exposição, Paula Perissionotto, o desafio é o reconhecimento desses games como arte.
“Esses games têm abordagens e tecnologias diferentes. Assim como nem toda pintura não é arte, nem todo game é poético”, reforça Perissionotto que fala sobre o andamento dos games no Brasil.
![]() |
Paula Perissionotto: reconhecimento é o grande desafio |
“Essa é uma área cara, com um tempo de programação para execução de um game demorado e também é preciso trabalhar em grupo. A maioria desses games arte não são feitos para vender em grande escala. Por isso, que no caso do Brasil temos muito para trabalhar e precisamos ter estrutura e oportunidade.
Por Kátia Susanna convidada especial da Oi Futuro para cobrir o evento
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B