Exposição Divina Renda segue até domingo

A mosta 'Divina Renda' segue no Centro até o próximo domingo, 2 (Fotos: Portal Infonet)

Renda Irlandesa, crivo, redendê, ponto de cruz e richileu são as principais atrações da II Semana de Renda e Bordados Sergipanos e da Mostra Divina Renda, que está acontecendo no Centro de Cultura e Arte J. Inácio, na Orla de Atalaia, em Aracaju. A exposição iniciou na última segunda-feira, 26 e segue até o próximo domingo, 2, buscando valorizar o artesanato sergipano no cenário nacional.

A Renda Irlandesa, tão divulgada na última novela da rede Globo ‘Cordel Encantado’ foi reconhecida, no ano de 2008, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como Patrimônio Cultural do Brasil. Está mostra visa contribuir para a valorização e sustentabilidade dos grupos de artesãos existentes em Sergipe.

Para a coordenadora do Centro de Cultura e Arte, Irailde Alves Lima, o objetivo é trazer para os turista e para os sergipanos um pouco das rendas e bordados feitos no Estado. “O mais gratificante de tudo é ver as artesãs trocando experiências e até mesmo matéria prima, isso só faz engrandecer o nosso artesanato”, destacou.

Maria Auxiliadora Andrade Monteiro

Divulgando seu trabalho para o público, a artesã do município de Lagarto, Maria Auxiliadora Andrade Monteiro, comenta a satisfação de receber os visitantes. “Tenho 30 anos fazendo artesanato. Larguei a minha carreira em Citologia para fazer o que mais gosto, o Crivo. Muitos artesãos saíram da profissão devido a concorrência das máquinas”, comentou enquanto puxava um fio para depois fazer a trama.

Outra expositora na Mostra ‘Divina Renda’ é a artesã Adelcilia Carvalho Machado, que a 20 anos trabalha na confecção de peças de renda irlandesa. “As pessoas sempre valorizam o nosso trabalho. Agora depois da novela, o produto ficou ainda mais procurado. Precisamos divulgar cada vez mais para não deixar acabar o artesanato”, frisou.

Adelcilia Carvalho Machado

Participam da exposição artesãos de Aquidabã, Aracaju, Divina Pastora, Frei Paulo, Japaratuba, Lagarto, Laranjeiras, Maruim, Nossa senhora da Glória, pirambu, Poço Redondo, Sítios Novos e Tobias Barreto.

Por Danilo Cardoso

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais