Exposição e documentário trazem a relação mulher x parto

Iniciativa é do Coletivo Sala de Reboco (Fotos: Portal Infonet)

Mulher, parto e violência obstetrícia. Esses são as principais temáticas em foco na exposição ‘Antes de vocês nascer eu já era depois’ e no documentário ‘Na Sala de Parto’, lançados nesta quinta-feira, 30, no Cine Vitória, por alunos de Jornalismo da Universidade Federal de Sergipe (UFS), que integram o Coletivo Sala de Reboco.

A ideia de retratar temas relacionados as dificuldades das mulheres nasceu das discussões das próprias integrantes do Coletivo Sala de Reboco. “Vimos a necessidade de falar sobre esses assuntos porque percebemos que não éramos representadas, da forma como deveria, na mídia”, explica Elisa Lemos, integrante do coletivo.

Tanto a exposição como o documentário são resultados de um processo de imersão jornalística dos integrantes do Coletivo Sala de Reboco. Quanto mais estudos, mais ideias foram surgindo. “Decidimos falar das mulheres e sua relação com o parto, de ser a pessoa que gera e carrega vida. Foi quando estudamos a maternidade e chegamos a ideia de falar de violência obstetrícia.  À medida que fomos estudando e frequentando cursos de doulas, percebemos que era mais além, que se tratava de relação da mulher com mulher, seu corpo, sua cria e a maternidade”, explica Elisa.

Elisa Lemos fala da exposição e do documentário

Integrantes do Coletivo Sala de Reboco

No documentário, que é o primeiro do coletivo, cinco mulheres relaeam suas experiências. “Trata-se da junção da fala dessas mulheres. Ela se conhecem através das próprias histórias, descobrem semelhanças no ser mulher e nos processos que passam na maternidade. Também abordamos a não romantização da maternidade, trazendo a realidade disso, a dor e os problemas”, comenta Elisa.

As histórias de vida dessas mulheres também foram abordadas na exposição fotográfica. “As fotos que usamos foram doadas de acervos pessoais; Trabalhamos a refotografia, fizemos edições e recortes. Contamos a história dessas mulheres por meio de imagens", completa.

A iniciativa do Coletivo Sala de Reboco passará por localidades como o bairro Santa Maria e também pelos municípios de São Cristóvão e o povoado Colônia Treze, em Lagarto. O Coletivo é formado por Elisas Lemos, Dayanne Carvalho, Juliana Teixeira, Rafael Amorim, Clara dias e Caroline Matos.

Por Verlane Estácio

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais