Exposição reúne 50 artistas em homenagem ao Conselho

Corredor Cultura Irmão reúne obras que homenageia os 50 anos do Conselho Estadual de Cultura (Foto:Pritty Reis/Secult)

Obras de cinquenta artistas, entre os mais importantes nomes das artes visuais em Sergipe, estão reunidas na nova exposição do Corredor Cultura Irmão, lançada nesta sexta-feira, 11. A exposição, que faz homenagem aos 50 anos do Conselho Estadual de Cultura comemorado no dia 16 de agosto, reuniu artistas, amigos e autoridades, além da atual gestão de conselheiros.

“Este cinquentenário é um marco muito significativo para todos aqueles que fizeram o Conselho Estadual de Cultura até o presente. O Conselho tem um papel muito importante no desenvolvimento e a promoção cultural do Estado, tanto na questão histórica, como na avaliação e seleção de projetos atuais, a exemplo do Plano Estadual de Cultura que iremos acompanhar toda a trajetória de sua execução”, afirmou o atual presidente do Conselho, Antônio Amaral.

O evento faz parte de uma série de atividades que a Secretaria de Estado da Cultura (Secult) preparou para o cinquentenário do Conselho, que irão acontecer ao longo do mês de agosto. “É uma alegria enorme estar comemorando os cinquenta anos do Conselho, que é o reduto de defesa da nossa cultura, representativo de tudo o que nós fazemos na gestão da Secult. Pelo Conselho passaram pessoas que deram suas vidas, para as artes e outros setores da cultura Sergipana, por isso é preciso celebrá-lo e homenageá-lo”, afirmou o secretário da Cultura, João Augusto Gama.

Além da atual gestão de conselheiros, a mostra dedicou menções honrosas a pessoas que tiveram um papel fundamental na história da entidade. “O conselho hoje o órgão cultural mais antigo da estrutura do Governo do Estado.

Nós passamos por cinco ou seis reformas administrativas correspondentes a alguns Governos, e resistimos. Ele contribuiu com vários aspectos, como a criação do Encontro Cultural de Laranjeiras e de Estância, na consolidação dos dois. Além de ter sido este amplo fórum de debates dentro de suas possibilidades. O primeiro grande desafio do Conselho para os próximos anos é atualizar sua legislação, abrindo-se cada vez mais para a sociedade”, ressaltou Luiz Fernando Soutelo, que foi presidente do Conselho por cinco mandatos.

Reunião de artistas

A mostra contou com peças de 50 artistas renomados, entre sergipanos e de outros estados do país, que adotaram Sergipe como seu lar. “Como sempre, a Secretaria da Cultura promove estes eventos que reúnem os artistas e gera uma oportunidade a mais para mostrar nosso trabalho, e desta vez foi ainda melhor pela data comemorativa. O Conselho para nós é uma base maravilhosa, que desenvolve importante trabalho pela cultura”, afirmou o artista visual Pithyu. 

Ao final do cerimonial o público presente pode assistir a apresentação musical do grupo vocal Vivace. A mostra ficará aberta ao público durante 50 dias, com pintura, escultura, fotografia, xilogravura e desenho.

Mais atividades

Dentro da programação de comemoração ao cinquentenário do Conselho, a Secult promoverá ainda um evento no dia do aniversário, 16 de agosto, no Teatro Tobias Barreto, às 19h30. Na ocasião será apresentada a Chegança Almirante Tamandaré, entrega de Medalhas Comemorativas aos conselheiros, encerrando com um concerto da Orquestra Sinfônica de Sergipe.

Fonte: Ascom Secult

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais