Feira de Trocas Solidárias atrai público a Sementeira

(Fotos: Portal Infonet)

Poesia, música, troca de saberes, produtos e serviços em um ambiente que inspira a natureza, Essa é a proposta da Feira de Trocas Solidárias que acontece a tarde deste domingo, 14, no Parque Augusto Franco, conhecido como Sementeira. Além das trocas o público pode conferir a apresentações da cantora e contadora de histórias, Coracy Schoeler e de Mony Grazielle Barros Santos que declara poesias e histórias.

No local, o público pode negociar produtos e serviços. A informação é de um dos organizadores da feira, Marcos Guilherme Belchior de Araújo. Marcos lembra que a feira já existe há dois anos e que a iniciativa vem atraindo cada vez mais pessoas.

“Aqui não circula dinheiro. O objetivo da feira é a troca de mercadorias e serviços e saberes para o desenvolvimento de uma comunidade local construindo assim um mercado complementar ao oficial capaz de ajudar a viabilização da comercialização dos produtos gerados por pessoas ou grupos produtivos. Na feira nós temos a presença de crianças que trazem os brinquedos e realizam a troca. A orientação que damos aos pais é que expliquem aos filhos que aquele brinquedo será trocado por outro”, explica Marcos Guilherme que destaca a educação gerada a partir da troca.

Público conta com uma excelente música e contação de histórias

“Muitas crianças começam a aprender a praticar o desapego. Nós já temos escolas que estão incentivando seus alunos e realizando dentro do seu ambiente escolar feiras como essa”, destaca.

O organizador da feira também salienta que o evento é um movimento de critica a força do consumismo. “Existem pessoas que têm muitos objetos que não usam em casa. Isso faz com que se acumulem vários objetos à medida que elas vão comprando outros e não dão um destino ao que não usam mais. A feira surge como essa proposta de poder mostrar o produto e realizar a troca”, lembra Guilherme que frisa o papel social do evento.

“Ao final da feira sempre existe alguém que não conseguiu trocar todos os produtos, então, perguntamos se a pessoas quer doar o objeto que não foi trocado. Com isso, nós doamos o objeto a uma instituição de caridade”, fala.

Para quem deseja saber mais informações sobre as próximas feiras, que são realizadas a cada dois meses no Parque da Sementeira, pode entrar em contato com os organizadores por meio da página.

Evento acontece hoje a tarde na Sementeira

Como funciona?

Os convidados levarão para a feira objetos em perfeitas condições de uso, mas que por alguma razão não lhes servem mais ou estão esquecidos em algum canto triste da casa. São objetos que não estão sendo úteis para você, mas que podem ser úteis para outras pessoas, ou seja, cds, filmes, livros, objetos de decoração, artesanatos, pinturas, poesias, desenhos, fotografias, brinquedos, roupas, ferramentas etc. Além de objetos, os participantes podem ofertar também serviços e saberes como, por exemplo, reiki, massagem, acupuntura, trabalhos técnicos, oficinas, consultorias etc. Estes serviços devem ser anunciados numa folha em branco diante dos respectivos 'stands' da feira.

Por Kátia Susanna

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais