Feira Japonesa divulga princípios da cultura oriental

Até dia 2 de setembro os aracajuanos têm uma opção para conhecer mais a cultura oriental. Está montada no Shopping Jardins a Feira de Cultura Japonesa, um evento itinerante que há 15 anos roda o país inteiro. Na segunda vez que vem à Aracaju, a feira traz stands para exibição de objetos, além de oficinas de ikebana, origami, shodô (caligrafia japonesa), manga.

A feira teve origem em São Paulo, onde se concentra a maior colônia japonesa do país, e é incentivada pela empresa Royal. Os participantes viajam seis vezes ao ano para diversos estados, ficando sempre nos shopping´s da cidade. “Estamos nos preparando para o centenário da imigração dos japoneses no Brasil, e a feira é uma forma de nós divulgarmos nossa cultura”, fala Neuza Kurachi, nissei, participante da feira.

A sra. Kurachi é a responsável pela oficina de sumiê, a pintura em carvão, e mantém seu stand na feira reproduzindo a caligrafia japonesa para os interessados. “O sumiê foi inventado no século XII, usando o contraste da tinta preta no papel branco. É por isso que o traçado é único, sem retoque”, comenta a nissei.

Há 14 anos participando da feira, ela diz que já está habituada às viagens e já carrega seu próprio kit-cozinha. “Aqui usa muito coentro, azeite de dendê.. E como a gente já está acostumado com a comida japonesa, eu carrego minha panela japonesa, o meu kit-cozinha”, comentou rindo.

Shiatsu – massagem para manter a saúde

O stand de shiatsu dentro da feira é um dos mais visitados. A massagem milenar é derivada do do-in, e utiliza a pressão dos dedos para pegar vários pontos no corpo. O objetivo é aliviar dores e sintomas e promover o equilíbrio orgânico e energético. Segundo os princípios da técnica os pontos do corpo têm ligação com os órgãos internos.

“Quem vem e recebe uma vez, acaba retornando e trazendo amigos, familiares… O resultado é imediato”, garante Junji Misawa, responsável pelo stand de shiatsu. “Muita gente acha que massagem é só pra receber quando se está com dor, mas depois percebem que é uma forma de prevenção. Lá no Japão tem pessoas que vivem mais de cem anos, também por causa da massagem. É uma forma de cuidar da saúde”, comentou Junji.

No stand há cadeiras para o que chamam de Quick Massage (massagem rápida), onde as pessoas ficam na posição fetal, totalmente apoiadas e soltam toda musculatura. A idéia é não perder tempo e cuidar da saúde. “É uma massagem para os tempos modernos”, conclui Misawa.

Origami – dobradura como meio de disciplina

Buda gigante para oferendas na feira. Cada moeda jogada é um desejo. O dinheiro arrecadado vai ser doado para um instituição carente.
Há algum tempo que o ocidente tem contato com a técnica do origami, a arte de dobrar o papel procurando novas formas. Poucas pessoas sabem dos benefícios que a prática dessa arte (só aparentemente simples) pode trazer, como terapia, meio de auxiliar o ensino da geometria, e auxílio no desenvolvimento infantil na coordenação motora, criatividade, concentração e visão aérea-espacial.

Sentada calmamente, a sra. Miyoko Takahashi mostra seu trabalho, que não está completamente exposto no stand. “É um material pouco valorizado. Eu acho que a gente tem que levar em frente esse trabalho, por que a partir de um quadrado a gente consegue muitas formas”, comenta a descendente que está na feira há 13 anos.

“Na parte educativa os governos deveriam incentivar os professores a entender essas técnicas, por que é um meio de fornecer disciplina aos alunos. Além disso na formação das figuras hexagonais e octogonais elas conseguem analisar os ângulos. É um instrumento valioso”, sugere Miyoko.

Mangá – como seria você em um personagem de anime?

A possibilidade de interação na feira é imensa, e uma dessas práticas está no stand de Mangá, onde o visitante pode pedir para que o desenhem como um personagem de Anime. A técnica nasceu durante a Segunda Guerra Mundial e foi difundida através dos desenhos televisivos e das revistinhas, principalmente nos anos 80. Aquírio Vieira é um dos poucos não-descendentes de japonês na feira, mas um apaixonado pela cultura e pelo mangá.

“É bom que nosso trabalho quebre o estigma de que japonês não gosta de brasileiro (risos)”, comentou Aquirio. Ele, que trabalhava numa escola de desenho em São Paulo, largou tudo há três anos para acompanhar a feira. “No Japão tem mais de 4.000 linhas de anime, que a gente consegue diferenciar pelo detalhamento e pelo traço”, comentou.

Surpresa com Aracaju

“O mais interessante aqui em Aracaju, é que, embora não haja uma grande colônia, já vieram muitas pessoas falar comigo em japonês. As pessoas gostam de estudar a cultura e o idioma”, comentou Tarcísio Nakashima, responsável pela parte de confecção de roupas na feira. Com ele encontramos os tradicionais hobpis (roupões japoneses) a camisas usuais com a linha oriental. 

“Nós fomos super bem recebidos, e as pessoas tem sido muito atenciosas conosco, levaram até pra comer caranguejo (risos)”, falou Neuza Kurachi.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais