Festa de Mar celebrará preservação da natureza e dos saberes ancestrais

Evento acontece entre os dias 05 e 07 de fevereiro, na comunidade Zenza, na Zona de Expansão de Aracaju

(Foto: divulgação)

A Organização Não-Governamental (ONG) Casa de Mar e a comunidade Zenza, na Zona de Expansão de Aracaju, organiza a 9ª edição da Festa de Mar, entre os dias 5 e 7 de fevereiro, uma festividade de valorização dos saberes tradicionais ligados ao território, às águas e ao modo de vida da comunidade.

A programação tem início na manhã do dia 05 de fevereiro, com a limpeza da prainha da Ribanceira, realizada por meio de um mutirão comunitário que propõe a reflexão coletiva sobre a importância da preservação ambiental. A ação conta com o apoio da Associação de Moradores do Povoado Areia Branca e do coletivo Anjos do Rio, reafirmando o compromisso da Festa de Mar com o cuidado e a proteção dos ecossistemas costeiros e do Rio Vaza-Barris, fundamental para a vida da região.

Ainda no dia 05, à noite, a partir das 18h, a programação segue na Casa de Mar – Rua Cantinho da Vovó, Zenza- , com a exibição do filme “Mulheres do Mangue”, seguida de uma roda de conversa com a diretora e realizadora audiovisual Danielle Noronha. O momento também será marcado por uma homenagem aos guardiões e guardiãs dos saberes, reconhecendo a importância das lideranças comunitárias, das mulheres e dos mestres e mestras que mantêm vivas as tradições ancestrais ligadas ao território.

Para a Iyalorixá Martha Sales, a Festa de Mar é mais do que uma celebração cultural: é um ato de cuidado e responsabilidade com a natureza e com a espiritualidade das águas. “A Festa de Mar nos lembra que o Rio Vaza-Barris é um ser vivo, sagrado, que sustenta comunidades, histórias e tradições. Preservar o rio é preservar a nossa própria existência, nossa fé e a herança que deixamos para as próximas gerações. Cuidar das águas é um compromisso coletivo e ancestral”, destaca.

Encerrando a programação, no dia 07 de fevereiro, às 08h, acontece o cortejo, que sairá da Casa de Mar em direção à praia da Ribanceira. No local, será realizada a homenagem às orixás Yemanjá e Oxum, com a entrega dos presentes e uma celebração que reverencia as águas, a ancestralidade, a fé e a profunda relação entre comunidade, rio e mar.

A Festa de Mar chega à sua nona edição reafirmando-se como um importante espaço de encontro, de resistência cultural e de celebração coletiva, fortalecendo os vínculos comunitários e promovendo o respeito ao meio ambiente, ao Rio Vaza-Barris e às tradições que moldam a história da Zenza e de Aracaju.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais