Festa do Padroeiro Sagrado Coração de Jesus é patrimônio de Sergipe

O reconhecimento foi através de projeto de lei nº 122/2018, de autoria do deputado estadual Georgeo Passos (Rede), aprovado por unanimidade pelo parlamento (Foto: Portal Infonet)

Festa do Padroeiro Sagrado Coração de Jesus, do município de Ribeirópolis, região agreste de Sergipe, foi reconhecida como Patrimônio Histórico, Cultural e Religioso do Estado, através de projeto de lei nº 122/2018, de autoria do deputado estadual Georgeo Passos (Rede), aprovado por unanimidade pelo parlamento.

De acordo com texto de justificativa, em estudo realizado no ano de 2010, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)  aponta que os católicos ainda são maioria, mesmo tendo uma redução de pouco mais de 7% em uma década. Entre os municípios, a cidade de Ribeirópolis tem o maior percentual de fieis católicos com 92,45% da sua população. Seguido por Porto da Folha (92,42%), Macambira (91,28%), Riachão do Dantas (91,07%) e Itabi (90,72%). A capital sergipana aparece na sexagésima oitava posição (68) com 70,85%. O município de Maruim aponta com o menor percentual de católicos, com 68,18%.

Segundo o autor da proposta, os dados de Sergipe refletem o que também foi observado no cenário nacional no que tange ao comportamento das religiões em todo país. Ainda de acordo com o PL, o seguimento evangélico foi o que mais cresceu nas últimas três décadas no Brasil com o percentual de 44,1%.

Para Georgeo Passos, apesar do crescimento evangélico, o Brasil continua prevalecendo a religião católica, com 64,6% da população, com redução na última década de 12,22%.

A  tradicional Festa do Padroeiro Sagrado Coração de Jesus, padroeiro do município de Ribeirópolis, acontece no último final de semana de outubro. O tema deste ano foi: ‘Sagrado Coração de Jesus, Templo Santo de Deus’ e o lema ‘O povo de Deus na Igreja’, com celebrações no novenário, missas, alvorada, procissão, quermesse, carreata pelas ruas da cidade, encerrando com a benção do Santíssimo Sacramento.

Fonte: Rede Alese

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais