Fiéis mantêm tradição nos tapetes de Corpus Christi

Adultos e crisnças ajudam na confecção do tapete (Fotos: Portal Infonet)

Católicos de todas as idades acordaram cedo neste feriado de Corpus Christi para confeccionar os tradicionais tapetes para a procissão. Os tapetes são feitos nas principais ruas do Centro Histórico e acredita-se que essa tradição seja secular.

Na 4ª Cidade mais antiga do país, cerca de 200 pessoas entre jovens, adultos e crianças ajudam a confeccionar o tapete de quase 900 metros abrangendo quatro ruas da cidade. A previsão é de que toda a ornamentação seja finalizada por volta das 15h, já que a procissão passando pelos tapetes acontece às 16h.

Pó de xadrez, serragem, tinta para madeira, casca de ovos e areia são alguns dos materiais utilizados pelos ajudantes, mas uma novidade este ano foi a utilização de 2.500 quilos de sal durante a ornamentação. Temas relacionados à eucaristia como “Ano da Fé”, “Jornada da Juventude” e “Campanha da Fraternidade” estiveram presentes na ilustração dos tapetes.

A procissão passará pelo tapete

A elaboração do tapete conta com o apoio da Subsecretaria de Estado do Patrimônio Histórico e Cultural (Subpac), vinculada à secretaria de Estado da Casa Civil que destinou a servidora Vânia Correa para coordenar a produção dos tapetes.  Para Vânia Correa é preciso sempre manter as tradições. “Manter as tradições e preservar essa tradição que é considerada um bem imaterial. Essa tradição é secular. Eu já bem pequena já colocava folhas na porta da minha casa para enfeitar a passagem da procissão”, conta ela com orgulho.

Em frente as casas, muitas famílias se juntam para dar continuidade as tradições  e embelezar as casas para a passagem da procissão. O bancário Marcos Santana trabalha desde as 5h da manhã na elaboração dos tapetes. “Temos pelo menos 15 pessoas ajudando para que o tapete fique pronto. Além de enfeitar a rua para a procissão, queremos que as crianças entendam o sentido e que a tradição seja mantida por elas”, afirma.

Missas

São Cristovão

O bancário Marcos Santana reúne toda a família para a confecção do tapete

A cruz também foi utilizada como símbolo do tapete

A missa na Paróquia Nossa Senhora da Vitória em São Cristóvão ocorre às 15h e logo após ocorre à procissão nos tapetes confeccionados pela comunidade.

Aracaju

Três celebrações simultâneas a partir das 15h marcam o dia de Corpus Christi em Aracaju. Após as celebrações, as procissões sairão até a Catedral Metropolitana, onde ocorrerá a benção do santíssimo Sacramento.

Paróquia São José no Bairro São José, será celebrada pelo Vigário Episcopal, Pe. Manoel Barbosa.

Paróquia São Pio X no bairro 18 do Forte – Presidida pelo bispo Auxiliar Dom Henrique Soares da Costa.

Paróquia Nossa Senhora de Lourdes no bairro Siqueira Campos, será presidida pelo Arcebispo Dom José Palmeira Lessa.

Por Aisla Vasconcelos

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais