Dando continuidade ao dia de celebrações à padroeira de Aracaju, Nossa Senhora da Conceição, fiéis da Igreja Católica participaram de uma procissão de louvor durante a tarde deste sábado, 8. Partindo da rua Propriá, os devotos caminharam pelo centro da cidade em mais um ato religioso no dia de hoje.
Uma multidão entoou cantos à padroeira, pedindo bênçãos e agradecendo. Esse é considerado o ponto alto da festa, já que todos os preparativos vinham acontecendo, nos últimos nove dias, para a sua realização. O Dom Frei João Costa, arcebispo metropolitano, explicou a importância de exaltar Nossa Senhora da Conceição. “A expressiva presença de fiéis de tantos lugares, de tantas paróquias, vêm para expressar seu amor, carinho, para com a Virgem mãe de Deus. É um momento belo, precioso, e uma resposta ao grande presente dado por Jesus a todos nós”.
Pela manhã, houve um cortejo saindo do bairro Santo Antônio com destino à praça Olímpio Campos, no centro da cidade, para realizar a lavagem das escadarias da Catedral Metropolitana. A data é celebrada em harmonia entre a Igreja Católica e religiões de matrizes africanas, que vêem em Nossa Senhora da Conceição uma poderosa e importante figura: Oxum, a rainha das águas doces, do ouro, da fertilidade e do amor.
As atividades cristãs se encerram neste sábado, com a Benção do Santíssimo, após o encerramento da procissão. Em seguida, há a Missa da Imaculada Conceição. “Nenhum católico pode deixar de comparecer, só por motivos graves. É um momento de gratidão e louvor a Deus, para celebrar a grandeza de Maria na vida de todos nós”, convocou o Dom Frei João Costa.
Por Victor Siqueira
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B