Filarmônica de Itabaiana celebra 280 anos e transforma vidas com a música

O evento acontece na próxima segunda-feira, 08

Ao longo da semana, 11 grupos musicais se apresentaram, reunindo cerca de 200 músicos, com idades entre 07 e 18 anos. (Foto: Energisa)

A Filarmônica Nossa Senhora da Conceição de Itabaiana comemora no dia 8 de dezembro 280 anos de história, sendo reconhecida como a instituição musical mais antiga em atividade no Brasil. Estão sendo realizadas apresentações musicais no instituto e na próxima segunda-feira, 08, acontece o concerto de aniversário na Praça Villa Lobos, em Itabaiana.

Ao longo da semana, 11 grupos musicais se apresentaram, reunindo cerca de 200 músicos, com idades entre 07 e 18 anos. O repertório inclui obras de compositores clássicos, música popular brasileira e arranjos contemporâneos, garantindo diversidade e emoção para o público.

O músico Kaio Fernandes Santos, que faz parte da instituição há 9 anos e hoje atua como monitor, destaca a importância da Filarmônica: “O aprendizado não tem limite. Quando entrei há 9 anos, foi como aluno, e hoje sou monitor. A música mudou minha forma de pensar e agir. É muito satisfatório fazer parte dessa história e poder ensinar outros jovens”, afirma.

O Vice-presidente da Filarmônica, Valtênio Alves de Souza, reforça o papel social e cultural da instituição: “A Filarmônica Nossa Senhora da Conceição é um patrimônio cultural de Itabaiana e do Brasil. Nosso compromisso é manter viva essa tradição e, ao mesmo tempo, formar novas gerações por meio da música. São 280 anos de história e transformação”, ressalta.

Atualmente, a Filarmônica atende 350 jovens e crianças com aulas gratuitas de iniciação musical, prática em orquestras, bandas, grupos de violão, flauta doce, piano e percussão. Desde 2020, conta com o apoio da Energisa, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, fortalecendo sua missão de transformar vidas.

“A Filarmônica de Itabaiana tem um papel fundamental na mudança de vida desses jovens que fazem parte dessa instituição tão importante. São 280 anos de história e muitas vidas que foram transformadas. Parabéns a todos que fazem parte desta instituição”, afirma o diretor-presidente da Energisa Sergipe, Roberto Currais.

Durante a semana comemorativa, foi entregue a Comenda Maestro Jorge Americano, uma das mais tradicionais homenagens da instituição, para o diretor-presidente Roberto Currais. A comenda foi criada para reconhecer pessoas que ajudam a sustentar e ampliar o alcance do projeto, a honraria simboliza o elo entre gerações e o compromisso coletivo com a continuidade da Filarmônica.

Fonte: Energisa

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais