Filarmônica de Itabaiana é tema de reportagem do Canal Futura

Filarmônica Nossa Senhora da Conceição
A Filarmônica Nossa Senhora da Conceição, fundada em Itabaiana em 1745, e considerada a mais antiga instituição musical em atividade no país, foi tema de reportagem, esta semana, no Canal Futura. Segundo o presidente da instituição, Rômulo de Oliveira Silva, ao longo deste ano outras notícias sobre as atividades da Filarmônica serão divulgadas pelo Futura – um canal de TV que tem uma proposta educativa para crianças, jovens e adultos.

A Filarmônica Nossa Senhora da Conceição conta com o patrocínio do Banco do Estado de Sergipe (Banese).Trata-se de uma entidade reconhecida como de utilidade pública Municipal, Estadual e Federal, cadastrada no Fundo da Infância e da Adolescência (FIA), e que ao longo de mais de dois séculos e meio de existência tem contribuído com o desenvolvimento sócio-cultural da cidade de Itabaiana e do Estado de Sergipe, através da música.

A instituição tem presença marcante nos eventos festivos de Itabaiana e também fora do município. Desde 2005, a denominação Filarmônica Nossa Senhora da Conceição deixou de representar apenas um grupo musical para constituir-se em instituição e abrigar diversos grupos e programas em suas dependências.

Atualmente, a Filarmônica mantém o Instituto de Música Maestro João de Matos, a Sede Administrativa, o Museu da Música, a Escola de Música, a Banda Jovem, a Banda Sinfônica, a Orquestra Preparatória, a Orquestra Sinfônica de Itabaiana e os coros Adulto e Infantil.

Possui, ainda, um museu de música onde estão expostos instrumentos musicais do século passado e um acervo de quatro mil partituras de compositores regionais – grandes músicos como Jorge Americano Rego, ex-regente da banda do 28º BC e pai de Luiz Americano, que marcou a memória musical brasileira, reconhecido nacionalmente como instrumentista e compositor exímio.

Fonte: Ascom Banese 

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais