Fim de ano e início da temporada de simpatias

Simpatias são usadas por supersticiosos (Foto: Ana Lícia Menezes)

A chegada de um novo ano representa, para muitos, o início de uma temporada de simpatias e tradições usadas para atrair fortuna, felicidade e amor. Entre rezas e superstições, os rituais se apoiam em crendices populares e em pensamentos positivos que nem sempre trazem consigo uma associação racional. Antes disso, unem a magia ao objetivo de alcançar um benefício.

Fortuna

Para atrair fortuna, os adeptos dos mais diversos conhecimentos empíricos, que se baseiam somente em experiências, buscam a simpatia da ‘Taça da Prosperidade’, montada enquanto se mentaliza o recebimento de prosperidade. Deve ser uma taça transparente de vidro ou cristal e nela colocados cristais deverão estar limpos e energizados antes da montagem.

Para limpeza e energização dos cristais é preciso deixar 24 horas imersos em água e sal, depois passar em água corrente e deixá-los expostos ao sol pelo menos durante uma hora para energizar. Na vasta lista que compreende esses cristais, estão os citrinos (símbolo da riqueza), ametista (transmuta energia negativa em positiva), ônix (facilita a aquisição de bens) e quartzo rosa (traz realização em todas as manifestações do amor).

Amor

Para conquistar um novo amor no ano que chegará, o supersticioso deve usar roupas íntimas novas na noite do Réveillon. Deve cumprimentar uma pessoa do sexo oposto na hora do brinde e quem está interessado em alguém deve escrever o nome do pretendido ou da pretendida sete vezes na sola do sapato esquerdo. Quando der meia noite, deve bater sete vezes com esse pé no chão, repetindo sete vezes o nome da pessoa. Lençóis novos são usados para garantir um feliz ano novo aos casados.

Felicidade

A felicidade conjugal é uma das metas mais cobiçadas pelos supersticiosos. Para concretizar uma simpatia que deve ser feita no último dia do ano, à meia-noite, o casal pode juntar duas cadeiras, deixando uma de costas para a outra. Em seguida, devem se sentar e uma das partes deve expressar um desejo em voz alta. Depois, movendo-se em sentido horário, o casal deve trocar de lugar, quando o outro passa a pedir uma graça, repetindo o ritual até que cada um tenha feito seis pedidos, considerando que todos os desejos devem ser referentes a felicidade comum do casal.

Cores

A melhor cor de roupa a ser usada no Réveillon também é levada em consideração pelos adeptos de simpatias. Quem usa branco na festa da virada busca paz e se está a procura de um grande amor, usa vermelho. Quem estiver precisando de dinheiro, a cor usada no Réveillon é o verde e amarelo, que compila a esperança e o dinheiro, considerando também o laranja. Quem estiver à procura de inspiração e estabilidade pode usar uma peça de roupa violeta.

Comidas

Entre as comidas que, segundo crendices, podem trazer sorte, estão lentilhas (uma colher de sopa para assegurar um ano de fatura à mesa), romãs (atrair dinheiro, comendo sete partes e guardando as sementes na carteira), bagos de uva (o consumo da quantidade correspondente ao número de sorte pode se relacionar com prosperidade e fartura de alimentos), carne de porco (como o porco fuça pra frente, serve para armários cheios o ano todo. O peru, por sua vez cisca para trás), nozes, avelãs, castanhas e tâmaras (recomendadas para garantir fartura). 

Por Nubia Santana

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais