Fotógrafo revela “Cores de Laranjeiras” no Museu do Homem Sergipano

Uma das fotos de sua exposição
No mês do folclore, uma exposição registra a cultura popular sergipana. O fotógrafo JR BeiraMar retratou a beleza, a tradição e a diversidade do povo e dos grupos folclóricos do Encontro Cultural de Laranjeiras. O resultado dessa pesquisa está em 25 fotos impressas em canvas, reunidas na exposição “Cores de Laranjeiras”, no Museu do Homem Sergipano. A abertura da exposição acontece no dia 19 de agosto, que também é o Dia Mundial da Fotografia, a partir das 19h.

Os registros fotográficos foram originalmente feitos nas últimas duas edições do Encontro Cultural de Laranjeiras (2009 e 2010). O fotógrafo optou pelo uso de filtros e texturas digitais e da impressão em tela de algodão como suporte de impressão. “Minha intenção foi buscar algo iferente, para ressaltar ainda mais as texturas e as cores. Ainda por esse motivo é que escolhi a tela ao invés do papel como suporte de impressão”, explica JR.

A concepção de montagem é das arquitetas Maíra Campos e Mônia Fonseca que buscaram nas referências culturais presentes nas imagens a possibilidade de interação do visitante, com cenários, texturas, cores e movimentos. Todas as fotos foram impressas com padrão museológico, um conceito chamado de fine art. Este envolve usar, além de uma impressora de última geração voltada especificamente para esse mercado, tintas pigmentadas originas e suportes – papeis e telas – livres de ácido e feitos com materiais que garantem um ótima longevidade. “Introduzi essa concepção de impressão fotográfica aqui no estado, já faço isso há quase dois anos, e com certeza poucos fazem no nordeste, declara o fotógrafo, que também faz questão de conduzir pessoalmente todo o processo de impressão.

“JR BeiraMar nos revela os matizes vivos e expressivos de Laranjeiras nos conduzindo a um território lúdico no qual a festa se faz.  Ele encontrou no Encontro Cultural de Laranjeiras efeitos cromáticos produzidos pela Taieira, pela Chegança, pelo Reisado e por tipos laranjeirenses, nesse conjunto de fotos é possível vislumbrar o povo e sua cultura a partir de ângulos inusitados e de uma técnica que leva o espectador  a  participar da festa e mergulhar em suas cores”, comenta Sayonara Viana, curadora da exposição.

“Cores de Laranjeiras” fica aberta ao público até o dia 19 de setembro no Museu do Homem Sergipano, com apoio da Universidade Federal de Sergipe, Click Foto, Super Tintas e Gráfica Sampaio.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais