Fotógrafos conversam sobre fotojornalismo

Fotojornalismo consegue mostrar a emoção do momento (Fotos: Jorge Henrique)
Depois do sucesso da primeira edição, no último dia 12 de agosto, o Trotamundo Coletivo já está com tudo pronto para a segunda edição do projeto Conversando Fotografia. No próximo dia 9 de setembro, profissionais e amantes da fotografia irão conversar com o fotojornalista Jorge Henrique.

Jorginho, como é carinhosamente conhecido, vai falar sobre o trabalho no jornalismo, sua experiência no Jornal da Cidade, em especial, a cobertura da Copa do Mundo 2010, na África do Sul.

A ideia do Conversando Fotografia é movimentar a cadeia produtiva da fotografia e fomentar a participação de novos fotógrafos. “Isso a gente já conseguiu. Tivemos muita gente nova, fizemos vários contatos, novas parcerias. A semente foi lançada”, disse Marcelinho Hora, do Trotamundos Coletivo.

Começo

A primeira edição do Conversando Fotografia reuniu cerca de 40 pessoas, entre profissionais e apaixonados pela arte de capturar instantes. Os participantes puderam conhecer o trabalho do Trotamundos Coletivo e debater acerca da profissão.  “Nosso objetivo é pensarmos nosso trabalho, voltar o olhar para nós mesmos e refletir sobre nossas rotinas e nossa matéria-prima: a imagem”, disse Marcelo Hora.

Jorge Henrique

Jorge Henrique trabalha como repórter fotográfico do Jornal da Cidade e desenvolve atividades também na assessoria de comunicação da Prefeitura Municipal de Aracaju. Trabalhou ainda na Secretaria de Comunicação do Estado de Sergipe. É conhecido na imprensa sergipana por ter um olhar atento ao cotidiano do Estado e elaborar crônicas visuais com a mesma paciência de quando iniciou na carreira fotográfica, há cerca de dez anos.

O fotógrafo entrou no cotidiano dos jornais aos 18 anos, quando montava os títulos na tipografia do Jornal da Cidade. Nesta rotina, ele se aproximou de profissionais como Sidney Leite e Fernando Silva, que era funcionário da Gazeta de Sergipe. Acompanhando o trabalho deles foi incentivado a ingressar na carreira. Depois de enfrentar alguns contratempos, Jorge Henrique abraçou na fotografia a área que mais aprecia: fotojornalismo.

Esta paixão rendeu um banco de imagens com quase trezentas mil fotos, cinco exposições fotográficas individuais, quatro coletivas, doze prêmios de reportagem, entre eles o Petrobras, o Banco do Brasil e o da Associação Sergipana de Imprensa. Há pouco menos de um mês o fotógrafo inaugurou sua mais recente exposição ‘Flagrantes de uma Nação’, no hall da Faculdade Amadeus (FAMA) e pretende levá-la a outros espaços culturais de Sergipe. Este ano, ele também pretende lançar um livro com uma retrospectiva de sua carreira. 

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais