(Foto: Ascom) |
"Mulheres na Direção". O slogan corresponde à mostra cinematográfica que terá início amanhã, 8, se prolonga até o dia 12 deste mês. O evento é uma realização da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), por meio do Núcleo de Produção Digital Orlando Vieira (NPDOV), sediado no Centro Cultural de Aracaju (antiga Alfândega). A proposta é oportunizar novas produções, feitas por diretoras que se profissionalizaram recentemente, bem como outras que já estão no mercado de trabalho.
De acordo com a diretora do NPDOV, Jade Moraes, que também integra a II Mostra, a edição além de prestigiar diretoras sergipanas e brasileiras, tem o objetivo de discutir a participação das mulheres no mercado de trabalho audiovisual e a produção de filmes com temática feminina. O público poderá apreciar trabalhos de mulheres que se formaram recentemente em audiovisual pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), a exemplo de Fernanda Almeida e outras.
E, já na abertura, que coincide com o "Dia internacional da Mulher", o público poderá assistir gratuitamente ao filme "Super frente, Super8", da diretora Moema Pascoini, com duração de 19 minutos. A sessão será às 15h. Na sequência, será a vez do filme "Marisqueiras", da diretora Jade Moraes. Ainda, o filme Tiro, Pólvora e Canção – Uma história contada I, que tem a direção de Luize Emanuelle, Marla Galdino e Sivuca Junior. E, encerrando a programação desse dia, Diana I, com a direção de Manoela Veloso.
Já no dia 10, a partir das 15h, será a vez do filme Judith Melo I, das diretoras Fátima Góes e Gabriela Caldas. Depois, o filme Marizete I, dos diretores Amanda Amaro, Diogo Teles e Vivian Soraya. Também o público poderá assistir ao filme Conflitos e Abismos I de Everlane Moraes e Jardim I da diretora Fernanda Almeida.
Para o último dia da Mostra, a sessão será iniciada às 10h, com o filme Cartão Vermelho da diretora Laís Bodansky (Censura 16 anos) Na programação ainda constará 3 Minutos de Ana Luiza Azevedo; Messalina de Cristiane Oliveira; Desventuras de um Dia ou a Vida não é um Comercial de Margarina de Adriana Meirelles; Dalva de Caroline Leone e Estória Alegre de Cláudia Pucci. A censura para estes filmes são 16 anos.
Confira a programação abaixo:
Dia 8 de março – terça-feira – 15h
Super frente, Super8 | dir. Moema Pascoini
19min | doc | 2015 I livre
Marisqueiras I dir. Jade Moraes
26min I doc I 2014 I livre
Tiro, Pólvora e Canção – Uma história contada I dir. Luize Emanuelle, Marla Galdino e Sivuca Junior
29min I doc I 2016 I livre
Diana I dir. Manoela Veloso
15min I fic I 2015 I 12 anos
Dia 10 de março – quinta-feira – 15h
Judith Melo I dir. Fátima Góes e Gabriela Caldas
15min I doc I 2016 I livre
Marizete I dir Amanda Amaro, Diogo Teles e Vivian Soraya
15min I doc I 2016 I livre
Conflitos e Abismos I dir. Everlane Moraes
15min I doc I 2014 I livre
Jardim I dir. Fernanda Almeida
23min I doc I 2016 I livre
Dia 12 de março – sábado – 10h
Programa Olhares Femininos
Cartão Vermelho I dir. Laís Bodansky
14min I fic I 1994 I 16 anos
3 Minutos I dir. Ana Luiza Azevedo
6min I fic I 1999 I 16 anos
Messalina I dir. Cristiane Oliveira
14min I fic I 2004 I 16 anos
Desventuras de um Dia ou a Vida não é um Comercial de Margarina I dir. Adriana Meirelles
10min I ani I 2004 I 16 anos
Dalva I dir. Caroline Leone
10min I fic I 2004 I 16 anos
Estória Alegre I dir. Cláudia Pucci
9min I fic I 2002 I 16 anos
Fonte: Ascom
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B