
O Governo de Sergipe, por meio da Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap), da Secretaria Especial da Cultura (Secult) e do Ministério da Cultura (MinC) e a Rede Sergipe de Pontos de Cultura, abriu o formulário de inscrição para participação na 1ª Teia Estadual Pontos de Cultura pela Justiça Climática, que será realizada nos dias 30 e 31 de janeiro de 2026, das 7h às 18h, no Complexo Cultural Gonzagão, em Aracaju.
Reconhecida como o maior encontro dos grupos culturais comunitários, a Teia Estadual marca a primeira edição do evento em Sergipe e tem como objetivo fortalecer a Política Nacional de Cultura Viva, promover o intercâmbio entre os Pontos e Pontões de Cultura e ampliar o diálogo sobre cultura, território e justiça climática.
A programação contará com rodas de debate temáticas, atividades formativas, mostras culturais e espaços de articulação, além da realização do 2º Fórum Estadual dos Pontos de Cultura, instância representativa e deliberativa composta por representantes dos Pontos e Pontões de Cultura sergipanos.
O evento se consolida como um espaço de escuta, construção coletiva e fortalecimento das redes culturais comunitárias, reunindo agentes culturais, coletivos, artistas e representantes de iniciativas reconhecidas no estado.
Inscrição
Podem se inscrever representantes de Pontos e Pontões de Cultura, com a indicação de um representante por entidade. Também poderão participar pessoas interessadas na temática cultural, na condição de ouvintes.
As inscrições devem ser realizadas por meio de formulário online, disponibilizado no site da Funcap e da Pnab Sergipe, de 9 a 14 de janeiro. No ato da inscrição, os interessados deverão preencher as informações solicitadas conforme a categoria de participação.
Na Teia
A Teia Nacional dos Pontos de Cultura, conhecida como “Na Teia”, é uma política cultural do Ministério da Cultura (MinC) que promove o encontro, a articulação e o fortalecimento dos Pontos de Cultura em todo o país.
O evento reúne representantes da cultura popular brasileira em etapas estaduais e nacionais, com o objetivo de debater, planejar e consolidar diretrizes para as políticas culturais, valorizando a diversidade cultural e a participação da sociedade civil.
Em Sergipe, a Teia realiza sua primeira edição, integrando o estado ao processo nacional de construção e fortalecimento da Política Nacional de Cultura Viva, que terá sua 6ª edição nacional prevista para 2026.
Link do formulário: https://docs.google.com/forms/d/16c8N2n6OLBX7tKmAKpAbyGh2lVGaPk2cJI4IjPobrVc/viewform?edit_requested=true
Fonte: Funcap
