Galeria Álvaro Santos abre exposição em homenagem a François Hoald

Primeira exposição do ano marca o início das atividades comemorativas pelos 60 anos da Galeria Álvaro Santos

(Arte: Ascom/Funcaju)

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju) e da Galeria de Arte Álvaro Santos, realiza na próxima quinta-feira, 5 de fevereiro, às 19h, a abertura da exposição “François Hoald: O tropicalista dos pincéis”. A mostra integra o projeto da Galeria de homenagear, anualmente, artistas sergipanos em reconhecimento à relevância de suas trajetórias e contribuições para a cultura local.

Primeira exposição do ano, a mostra também marca o início das atividades comemorativas pelos 60 anos da Galeria Álvaro Santos. A exposição concretiza um desejo do Ateliê Libório Gândara, antigo espaço de criação de Hoald, e se realiza a partir do convite da Galeria. Com expografia assinada por Wesley Lemos, a mostra reafirma a importância do artista para a história das artes visuais em Sergipe, contribuindo para a preservação de sua memória e para a valorização da produção artística local.

François Hoald (Manuel Roald Batista de Melo) foi um artista plástico sergipano, nascido em Itabi, com atuação marcante nas décadas de 1960 e 1970. Sua obra se destacou por uma linguagem livre, vibrante e profundamente conectada à identidade cultural sergipana. Autodefinido como praticante de um “primitivismo tropical brasileiro”, Hoald retratava elementos do cotidiano nordestino — como florzinhas, pássaros, cajus e cenas populares — afirmando uma arte brasileira sem academicismos. Irreverente, criativo e estrategista, construiu um personagem artístico que ampliou sua projeção no cenário nacional.

A coordenadora da Galeria de Arte Álvaro Santos, Jaci Rosacruz, destacou a importância do projeto de rememoração de artistas sergipanos. “Desde o ano passado, a Galeria passou a homenagear um artista sergipano por ano, e François Hoald foi o escolhido para abrir as celebrações dos 60 anos da GAAS, em reconhecimento à relevância de sua trajetória e contribuição para a cultura local. Foi na própria Galeria Álvaro Santos que, em 1975, amigos realizaram uma exposição em memória de um ano de sua passagem”, relembra.

A curadora da exposição, Ana Libório, também celebra a realização da mostra. “Este é um sonho antigo do Ateliê Libório Gândara, que agora se concretiza em parceria com a Galeria Álvaro Santos, espaço por onde passaram grandes artistas, incluindo Hoald. Contar com a curadoria atenta da Galeria e com a expografia de Wesley Lemos, profissional comprometido com a cultura e a arte sergipana, torna esse momento ainda mais especial”, afirma.

A Galeria de Arte Álvaro Santos está localizada na Praça Olimpio Campos, s/n, no Centro de Aracaju, e funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Mais informações sobre exposiç ões, visitas e atividades educativas podem ser obtidas pelo telefone (79) 3179-1308 ou pelas redes sociais oficiais da Funcaju.

Fonte: PMA

 

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais